A Cegueira

Era uma vez ...

Um grupo de pessoas cansadas das adversidades de um mundo multi-ideológico resolveu isolar-se e formar uma comunidade própria, com a intenção de promover a felicidade de todos os seus componentes. Por muitos anos, o grupo obteve sucesso, todos viviam felizes e solidários, eram unidos e auto-suficientes.

Até que um dia, surgiu entre eles uma pessoa cega. Essa pessoa, por causa da deficiência, vivia amargurada e rabugenta. Todos os dias reclamava da sua sorte e das delícias da vida que a cegueira lhe negava.

— Mas o que podemos fazer? — outros perguntavam.

—Ora, fiquem cegos comigo.

Alguns acharam aquilo um absurdo, outros ponderaram, outros ficaram solidários mas rechaçaram a ideia, outros, ainda mais preocupados que todos participassem da felicidade geral e com o equilíbrio do grupo, começaram a argumentar que a hipótese era possível.

O último grupo começou a crescer e seus argumentos tomaram força. Afinal se a finalidade do grupo era a total felicidade dos componentes, é obvio que todos ficassem cegos.

Assim, após muitos debates a resolução da cegueira generalizada foi adotada.

Entretanto, algumas pessoas do primeiro grupo, mantiveram-se firmes nas opiniões próprias. Queriam expor os argumentos, mas o grupo dos cegos, cada vez mais fortes, abafava seus gritos e hostilizavam os que insistiam em ser contrários as ideias deles.

Muitos desse grupo, que não aceitava a mutilação, abandonaram a ideia e decidiram aderir a cegueira. Somente alguns poucos mantinham-se fiéis. Solicitavam debates, mas nunca lhes deram chance.

Até que o primeiro cego teve a ideia:

— Vamos expulsá-los.

Marcelo Oliveira

M P Cândido
Enviado por M P Cândido em 26/04/2020
Código do texto: T6929103
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.