PARADOXO EXISTENCIALISTA BUROCRÁTICO

PARADOXO EXISTENCIALISTA BUROCRÁTICO

O CPF é um número, portanto uma abstração

Certificando que você é uma pessoa física!

Quando um toque bastaria...

Enquanto o poeta divagava nesta abstração, numa repartição bem longe dali, o fantasma do Capitão Hook finalmente conseguira chegar ao balcão e sob o olhar aterrorizado do funcionário entrou com o requerimento de seu CPA (Certificado de Pessoa Abstrata). Ele não se encostou muito para não cair dentro da gaveta...Ele estava ardilosamente buscando isenção do Imposto Sobre Tesouros Tributáveis...

O funcionário se controlou e disse: "Isto é um absurdo! Se eu abrir este precedente, vai se criar uma fila interminável de fantasmas querendo o CPA! O país inteiro! Bem...mas pensando melhor isto será interessante para os nossos cofres! Tudo bem, eu aceito a sua solicitação, mas tem que ter o CPF pra receber o CPA!"

Aberto o precedente, a previsão do funcionário se concretizou, a procura foi grande! Se formou uma fila enorme dando várias voltas em muitos quarteirões do bairro da repartição. Isto por si só já denunciava que a grande maioria era constituida de fantasmas de carne e osso e laranjas querendo sumir do fisco... Afinal, ajunte de pessoas verdadeiramente abstratas não toma espaço!

O Governo Central apesar de ver com bons olhos o aumento da receita das taxas cobradas nos trâmites do requerimento, resolveu regular o serviço criando uma entrevista para aferir o nível de abstração do requerente...Um terço era reprovado no teste inicial por ver um chapéu na cobra que engolira um elefante no Pequeno Príncipe. Outro terço não se arrepiava enquando lhe era lido Fernando Pessoa, e a avassaladora maioria do último terço não passava no derradeiro e simples teste do toque!

O certificado passou a ser concedido a raros! Muito raros envoltos em nuvens de diáfana semi existência...

Isto preocupou o Governo Central que já há esta altura sentia falta dos recursos das taxas cobradas... O Ministério do Planejamento de Certificados reuniu seus técnicos em caráter emergencial e deliberou: "Atendendo a inúmeros pedidos estaremos desradicalizando os procedimentos de liberação do CPA. Lançaremos primeiramente o CPFQ (Certificado de Pessoa Físico Quântica) como fase intermediária entre o CPF (Certificado de Pessoa Física) e o CPA (Certificado de Pessoa Abstrata), estaremos também normatizando os trâmites do requerimento para maior comodidade do contribuinte. Retire a senha no guichê de venda de formulários, compre o FER, Formulário de Espera de Requerimento de CPFQ, retire a senha no setor de preenchimento de formulários, a taxa de preenchimento para sua maior comodidade será incluida no principal da taxa de espera, pague a taxa de espera no caixa, anexe 3 xerox autenticados do contra canhoto com 3 cópias também autenticadas do seu CPF, para atestar o seu antigo estado de agregação. Por fim retire uma nova senha na parede interna da porta de saída do prédio e aguarde permanecendo ordeiramente numa fila imaginária em sua casa enquanto o sistema está se adequando a nova diretriz, vá se adequando...vá se abstraindo...Vá testando a sua paciência porque o mundo vai se complicar num crescendo muito intenso nestes tempos absurdos que estão vindo até entendermos que a abstração final e verdadeira é o Amor...

Steve Johnson de Almeida
Enviado por Steve Johnson de Almeida em 25/02/2012
Reeditado em 25/02/2012
Código do texto: T3520277