Novato
Adentrando as instituições de ensino, ao seguir o desejo de trilhar o magistério, sente-se recompensado. A emoção de caminhar pelos corredores e ouvir os gritos dos alunos. Na sala dos professores o primeiro contato é nocivo. No primeiro bom dia, não obtém resposta e no segundo também não e isso se segue nos dias da semana. Sem saber como proceder, acaba descobrindo por seus próprios erros como deve resolver as burocracias e enfrentar as dificuldades diante das turmas. A cobrança excessiva e os rostos que ignoram o novato. Passa, despercebido. Com comentários ignorados e um desprezo que o isola, a ponto de se tornar um sombra. Na secretaria os erros prejudicam também a sua renda, que não é alta.
Sabe que precisa logo ocupar um cargo. Os antigos reclamam mas não se desprendem. Encontra em um dia de conselho, com a escola vazia, um dos colegas de trabalho adentrando o banheiro, uma mulher já idosa e de rosto carrancudo, com rugas que fazia sua pele parecer uma casca de árvore. Entrou junto no banheiro e com mãos fortes e enluvadas, estrangulou a velha, deixando o corpo caído, de expressão roxa, acolhido dentro da cabine, apoiado no vaso sanitário, com os cabelos tocando a água suja de urina. Um grito e a polícia é acionada. Começa uma investigação minuciosa. Procura na lista de nomes, os próximos efetivados que já poderiam ter se aposentado e continuam insistindo naquilo que menosprezam.
Observa a placa na estrada deserta à sua frente. Colide propositalmente com o veículo a frente, jogando o carro para fora da pista, ocorrendo capotagem e morte do motorista, que estava voltando para casa após mais uma jornada letiva. Seduz uma outra professora prestes a se aposentar. A senhora com todo aquele peso de maquiagem, sentia-se só e era possível ver nas conversas o quanto era frustrada e deprimida. Facilmente, com simples galanteios a levou para a cama. Durante o ato sexual, a asfixiou com cadernetas introduzidas em sua boca, obstruindo o ar e fazendo com que a vítima se debatesse entre os lençóis, com aqueles seios murchos sacudindo e os olhos vidrados no agressor, que mantinha um sorriso sério naquele rosto duro.
A onda de assassinatos intrigou a polícia, que conseguiu reunir suspeitas sobre o assassino. A descrição de algumas possíveis testemunhas era de que se tratava de um homem jovem e de boa aparência, mas com um perfil comum naquela cidade, dificultando a fácil identificação. Chegando no início da noite em uma escola, teve um surto de fúria, não mais se importou em se precaver quanto a vestígios de sua presença. Na sala das coordenadoras, encontrou apenas uma delas e socou a cabeça da mesma contra a mesa, até que desfalecesse com o crânio esfacelado. A segunda coordenadora, no banheiro, foi atacada com um machado de incêndio, um golpe que a degolou. A diretora, ao telefone, foi enforcada com a linha telefônica e depois de morta, recebeu chutes no rosto, deformando a face. Ao sair, cumprimentou o agente que estava no corredor e o vigia, com naturalidade.
Logo a polícia chegou ao local. Todos chocados e agora cientes de quem havia cometido os crimes. Foram até a casa do suspeito e o prenderam, apesar de relutar se dizendo inocente. Além das testemunhas, foram encontradas provas incriminatórias nos locais do crime, como impressões digitais. Em roupas do suspeito, também encontraram cabelos das vítimas e manchas de sangue. Esse homem, havia debochado da situação do novato, por gostar de adular os egos dos professores e administradores da escola e por isso conseguir regalias ali dentro. O verdadeiro assassino, servindo-se de máscaras e aparatos que iriam incriminar seu desafeto, armou uma cena do crime perfeita. Desfrutando agora do cargo que desejava e ocupando a cadeira de um dos mortos, com aquela sensação interior de dever cumprido e bem receptivo aos novatos que agora chegavam na instituição, procurando dar uma nova imagem à rede de ensino. Conseguiu inclusive honra ao mérito por desenvolver trabalhos pioneiros na área da educação, que atingiram alunos de realidades sociais agressivas, resgatando-os e elevando a qualidade do ensino.