Motivo de Festa?

A cartomante vira a primeira carta. Ás de ouro:

- Beijou e continua beijando várias bocas, mas... - antes que dissesse qualquer palavra mais, ela ouviu.

- Tem futuro.

Virou a figura do rei para o pretendente:

- Sim, correto: você tem futuro. Sujeito de sorte.

Virou a dama de copa na terceira:

- ... mas, o coração, o amor dela é só seu bobinho! Ciumentinho!

Na quarta virou um valete de ouro.

- O que te falei?... as cartas não metem.

O moço saiu em disparada, berrando:

- Eureca... serei papai. Deu nas cartas. Extra, extra, deu nas cartas que serei papai. Foi erro médico. Extra...

- Ei, pague pela consulta. Polícia, pegue-o; está tão eufórico, que não pagou a consulta. O pagamento do consulta... mocinho!

Passado certo tempo, concluiu o atendimento:

- Deixe para lá; o que é um calote a mais ou a menos para uma cartomante que desconhece a bondade nos humanos. Coitado, vai viver muito e portanto, saberá os mistérios desse mundo. A próxima carta que ia virar para ele, diz que irá pagar caro por não ter me pago os meus centavos. Diz ainda que muitas e diversas são as dores e poucas alegrias, terá. Cruz credo! Futuro infeliz, desse moço. Até melhor que não fique sabendo dos acontecimentos que o espera.

E após cuspir no chão a gosma preta do charuto fumado para atender o cliente anterior, tragou a fumaça do charuto aceso dedicado ao próximo cliente. Prosseguiu confidenciando para o oculto:

- Se for dizer a verdade sobre o povo, o índice de suicídio aumentará em escala geométrica. Esse desnaturado que saiu daqui correndo seria mais um dos desafortunados. Culpam o Temer, assim como já culparam a Dilma, o FHC, o Lúcifer, mas nunca são eles os causadores de seus infortúnios. Deus não, mas o diabo circula perdido pelo mundo, como cão caído da mudança.

Jogou mais um pensamento fora, pigarreou, limpou a garganta e gritou: "Pode entrar o próximo." - se benzeu, fazendo o sinal da cruz e disse em voz baixa: "seja o que Deus quiser".

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 26/11/2017
Reeditado em 27/11/2017
Código do texto: T6182361
Classificação de conteúdo: seguro