A seleção

Era o ano de 2072, e a sociedade estava completamente transformada. Após anos de avanços na ciência, a genética se tornou a nova religião. As pessoas eram classificadas desde o nascimento, com base em suas informações genéticas, e suas vidas eram determinadas por seus genes.

Vincent era uma exceção. Ele nasceu naturalmente, sem qualquer intervenção genética. Ele tinha uma deficiência cardíaca que o impedia de ser considerado "válido" para trabalhar em posições de prestígio. Mas Vincent sempre sonhou em viajar para as estrelas e trabalhar para a Gattaca Aerospace Corporation.

Vincent conheceu Jerome, um homem "válido" que ficou paralítico após um acidente. Jerome se tornou um parceiro de negócios de Vincent, fornecendo amostras de sangue e urina para passar nos testes de DNA da Gattaca. Com a ajuda de Jerome, Vincent mudou sua identidade genética e se tornou um candidato elegível para trabalhar na Gattaca.

Vincent passou por inúmeros testes e foi finalmente selecionado para participar de uma missão para Saturno. Ele conheceu Irene, uma co-piloto que descobriu sua verdadeira identidade, mas decidiu mantê-la em segredo. Vincent e Irene se apaixonaram, mas sua felicidade foi interrompida quando o diretor da missão foi assassinado.

Os investigadores começaram a analisar o DNA de todos os funcionários da Gattaca em busca de vestígios do assassino. Vincent sabia que seria pego se sua verdadeira identidade fosse descoberta. Ele tentou encobrir suas pegadas, mas foi perseguido por um dos investigadores, Anton, seu irmão "válido" que sempre o desprezou.

Vincent conseguiu se esconder e embarcou em uma nave espacial para Saturno com Irene. Quando chegaram lá, Vincent se deparou com um cenário devastador: a base de Gattaca em Saturno estava destruída. Eles foram atacados por um grupo de revolucionários que lutavam contra a hegemonia genética. Vincent e Irene lutaram pela sobrevivência, mas Vincent foi gravemente ferido.

Enquanto se recuperava em um hospital de Saturno, Vincent refletiu sobre sua vida. Ele percebeu que sua determinação em alcançar seus sonhos, apesar de todas as adversidades, foi o que o levou aonde estava. Ele olhou para a estrela brilhante no céu noturno e sorriu, sabendo que, mesmo com todas as limitações impostas pela sociedade, ele havia conquistado sua liberdade e sua felicidade.