Vida no Litoral

 

Numa manhã ensolarada acordei em frente aquele marzão. Despertei mais cedo, como de costume pus-me a cantar olhando aquele mar. Muito bom saber que meu trabalho, minha vida profissional tinha me dado condições de amanhecer assim. Um sonho digno do ser humano. Trabalhar e merecer uma vista dessa é um verdadeiro prazer. A noite era mais belo ainda quando a lua gigantesca parecia está de chamego com o mar. Aquele brilho. A lua a emprestar ao mar a sua luz. Um pouco diferente de mim que nunca tive sorte no amor. No meu caso geralmente no relacionamento eu era a lua. Claro que dá mesma forma que o mar tem sua grandeza e seus mistérios assim na minha vida era o amor. Mas enfim, eu terminava só. O máximo que ocorria era fingir que estava tudo bem, até porque havia os quatro filhos.

Filhos maravilhosos por sinal. Mas voltando a falar de amor outras tantas tentativas firam abortadas e sendo assim eu sempre ficava com o mar , com a lua cheia, com a vida e o que ela me trazia. Os filhos foi a realização mais linda e verdadeira, preenchia a minha vida. Todos cresceram e cruzaram linhas bem delineadas, construíram as suas famílias. Como é normal eu envelheci a me debater com uma situação bem desconfortável. Agora com os filhos saindo de casa pude ver mais claramente que além de está sozinha um agravante se anunciava. A tal da aposentadoria esmagava sem piedade a minha atual conjuntura, a minha vida de encontros com o mar e a lua só poderiam continuar se eu mudasse a minha vida financeira. Mas agora eu já passava dos sessenta anos. Porém tive que voltar ao trabalho sem pensar nisso. Percebi que é geral que isso aconteça com mulheres da minha idade . Fui trabalhar para não perder o prazer de acordar vendo o mar, pisando naquela areia, mergulhando todos os dias. Como disse consegui um emprego, uma vez que era formada e que tinha cursos profissionalizantes, favoreceu, ajudou muito. Imagino que isso não ocorra com todas as mulheres. Lamentavelmente a inflação, como também um país com bolsa de valores despencando envolta a uma pandemia como a Covid-19 e uma guerra como a dá Rússia dispensa comentários. E se sabe que o Brasil é belo mais nesse exato momento o governo é dúbio, hostil e tênue. Voltando a mim, cidadã dessa pátria gentil, tive que me moldar a nova situação antes de que pudesse perder o patrimônio e a companhia, a harmonia entre mim e o mar.