Autores

Perfil

     Natural de Pernambuco, nascida na cidade de Recife, capital do Frevo, cidade do Galo da Madrugada. Terra da cana, da pitomba, do jambo e da jaca. 

 Terra de Ariano Suassuna, Alceu Valença,Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Lenine, Haidée Camelo, João Cabral de Melo Neto entre outros.

Sou filha de Maria de Lourdes Dantas e Antônio Antunes Dantas.Tenho origem Portuguesa, De Antas(Porto), tenho no sangue por parte do avó paterno a origem dos Gusmãos Lobo. Amo meu Deus completamente, amo a vida estonteantemente.
Sempre busquei escrever como válvula de escape mas também, com muito amor as minhas  criações. Tenho dois filhos. Fernanda Ingrid Dantas Valencise Nunes Gonçalves e Igmar Niraldo Dantas da Silva.
  Aos 71 anos( que está chegando) de idade sonho editar o meu primeiro livro como fazer ao conhecimento de todos a minha composição, a qual amo, Pierrot e Colombina. Participação:  concurso de poesias na Universidade Católica de Pernambuco, Poetas Mortais, onde fiz o curso de Letras. Esse   concurso foi criado por alunos de Direito da própria Universidade. Publicação no site Overmundo entre outros.  Tive meus trabalhos publicados também  no Jornal O Rebate em novembro de 2007 (RJ). Publicação internacional no Portal CEN(Cá Estamos Nós) ponte Luso Brasileira para Lusófonos. Publicada no Jornal Portugues António Miranda. Participando do  Grupo Caminhoneiros de Évora. Publicada no Recantos das Letras  com 1.310 textos.

No momento 40.133 leituras. Publicada também no Jornal Diário de Pernambuco. Publicada na Antologia Sete Pecados (Antologia Virtual). Em 25 de Outubro de 2020 o poema o Sapateado do Sapato Preto foi publicado no Portal Palavras de Ateop. Tive meus poemas recitados todas as terça-feira no Programa Transversal do Tempo da Rádio Cidadania de Avaré São Paulo pelos Radialistas Antônio Marcos de Campos e Eron de Oliveira. 

Não  tenho só uma corrente literária. Gosto de Oscar Wilde, Franz Kafka, Suassure,  Clarice Lispertor, Mikhail Bakhtin, Garcia Lorca, Flor Bela Espanca, Dostoievski como Nicolau Maquiavel Carlos Drummond de Andrade, Michel Foucault, Ariano Suassuna  William Shakespeare, Mário Quintana, Mário de Andrade, Marilena Chaui, Machado de Assis, Vinicius de Morais Joao Cabral de Melo Neto, Carl Sagan, Dante Alighieri entre outros.

Pintores Famosos : Pablo Picasso, Wassily  kandinsky , Vicent Van Gogh, Cândido Portinari, Leonardo da Vinci, Tarsila do Amaral. 

- O pseudônimo Ecila Yleus foi criado para satisfazer a exigência do concurso. Mais tarde na mesma Universidade fui apresentada nas tardes de quinta-feira no quinta na Católica. Sou amante da poesia, da Literatura de um modo geral.
   Espero está futuramente editando um livro com os meus trabalhos como também divulgando algumas composições como disse anteriormente.  Objetivo planejado para  2024. Esse é o desejo dessa humilde escritora.

   Hoje meus trabalhos se encontram em vários sites, blogs, fotologs, melhor da Web e outros mais como disse anteriormente.  Formação Licenciatura em Letras(UNICAP)  como eletivas na UFPE e ouvite do Mestrado com Dr. Anco Márcio(mestrado e doutorado).

   Sou compositora e escritora com direitos reconhecidos pela Biblioteca Estadual de Pernambuco e a pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. 

 

E-mail: ecila_yleus@hotmail.com