Qui(pi)xotada a lá Dom Quixote

Variedades de chás,

Mel puro,

Pães integrais,

Sucos, frutas, geléias;

De oliva,

O puro azeite.

Olhos esparramados,

Livros em leitura;

Resenhas vão,

Papos vem,

1000 idéias.

Sabor matinal,

Lauta refeição;

Outra?

Nada igual.

"Por favor,

Sirva-nos o 10 jejum,

Sorridente,

Conde Leite"!

É sempre um prazer,

Tal qual fui recebido,

Visitas afetuosas,

Receber.

Feita a celebração, vamos à nota final:

"Bilbo e Indiana Jones, fiquem sempre alerta e principalmente à noite, não durmam com olhos alheios, portanto, mantenham os seus atentos aos sinais dos liquens e musgos incrustados nas casas velhas da floresta de concreto. Sim, aos sinais que cobrem as casas, casarões e castelos novos tambem.

A viagem é longa e vocês passarão por muitas estradas, muitos labirintos favelíticos, muitos vales e gargantas de grotões, Cracolândias, alcantilados e despenhadeiros, cruzarão com muitos tiroteios nas cristas de morros e pináculos, becos fétidos e lúgubres, nos quais existem poucas pedras, mas um sem número de predadores dando tiros a esmo. Também encontrarão, um ou outro galo cantando o despertar da aurora. Estrelas, lua, chuva, pássaros, poesias, samaritanos, solidariedade, arco-íris em cachoeiras, frutas?: possivelmente. São espetáculos quase nada noticiados nos programas televisivos. Melhor não esperar por tais coisas. Solidez de pensamentos. A saber, nada é tão ruim que não fique pior. Esse é aforismo de Bandeirantes que não se perdiam nas matas e florestas densas; e o galardão era a pepita de diamante brilhando na frente dos cristalinos oculares.

Preparem-se para o "vale tudo" em nome do tráfico e contrabandos. Não, não, não há mais mocinha / bandido, agora é bala por bala. Dente por dente? Também não: estão todos banguelas. Melhor assim: um item a menos no orçamento financeiro doméstico.

Por fim, desconfiem sempre; atualmente, amigos, caras pintadas e pálidas, magos e gurus é aventura em travessias que as mentes sãs não se atrevem fazer. Não tome nada, goles de poções, boa noite cinderela, água de coco, licores, ou qualquer outra coisa, que os seus olhos e mãos não estiveram presentes no momento de fazê-los. Todo cuidado é pouco; sejam olhos e mais olhos e nada boca.

Viver é aventura perigosa, mas devem ir à luta; por sinal, essa frase está em um de nossos hinos. Não cantem-o com a mão no coração, mas honre-o em nome de nosso exército de dois combatentes, com coração e alma, apenas. Boa viagem e breve regresso!

Por que de tantas gargalhadas? Nada pode ser de graça, ao contrário, tudo tem preço; e a reunião com o lauto café matinal frugal foi para esclarecer e celebrar a despedida (por enquanto) de meus dois guerreiros Dom Quixotes que não cobram impostos; ou Bilbo Bolseiro e Indiana Jones que não habitam locas em esconderijos subterrâneos.

Bem, tenho que concordar, deveras é para gargalhar. Todavia, não dispersem. Aqui nada termina em pizza ou picanha e desjejum tomado, matalotagem no ombro, avante bravios aventureiros. Devem saber, nobres paladinos, que Ordem e Progresso são conquistados com disciplina, comprometimento e seriedade.

- putz, nunca imaginei tal viagem! Quando feto, pensava que a vida sob luzes e cores era leve, bela! Para o bem da verdade, era o zunzunzum que Eu ouvia. Posso devolver o desjejum? - falou um dos aventureiros.

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 21/08/2023
Reeditado em 10/10/2023
Código do texto: T7866511
Classificação de conteúdo: seguro