A galeria

Três senhores muito bem vestidos transitam pelas ruas do centro conversando distraidamente:

— Ó sim, eu gosto do jeito que eles se expressam.

— E alguns ainda tem a maldade de dizer que nós não temos mais a capacidade de admirar as belas artes humanas por causa da perfeição a que estamos acostumados.

O terceiro homem que os acompanhava em silêncio aponta o interior de uma galeria.

— Olha, mas que conveniente, são obras de arte, venham vamos entrar.

A postura altiva e imponente dos novos visitantes chama atenção. Eles se detêm diante de um pequeno afresco:

— Ah, sim, vejam que magnífica composição, os traços firmes, a silhueta das sombras, a mistura das cores, realmente esse homem tem talento.

— Além do mais dá para perceber com que sensibilidade aguçada ele traduz a influência do meio em que vive através do seu olhar lírico.

— Com efeito também podemos ver que é uma pessoa generosa por causa das largas pinceladas que distribui ao longo da tela...

O trio logo é abordado por um senhor trajado distintamente:

— Percebo que os senhores são especialistas em pinturas artísticas. Com licença, permitam que me apresente, meu nome é Miguel Ângelo, sou curador da exposição.

Os três se entreolham surpresos.

— Definitivamente, hoje é o dia das coincidências. — um deles responde com um sorriso generoso.

— Vós também sois curadores?

— Não, mas o senhor é xará do meu amigo.

— Ó, que grande honra, mas quanto aos senhores...

— Perdão, eu sou Gabriel, esse aqui é Rafael e seu xará, Miguel. — o homem simpático se apresenta e aos outros.

A referência dos nomes angélicos surpreende o curador.

— Bem, devo reconhecer que é uma feliz coincidência, espero que estejam gostando das obras.

— Indubitavelmente, quem é o autor?

— Ele está logo ali, dando atenção aquela senhora. Tenho certeza de que irá gostar das suas observações. — o curador aponta para a direção.

Ao vê-los, o trio demonstra grande alegria.

— Ora vejam só, é nossa Rainha!

O curador não entende o comentário "Rainha de que país será?", volta-se para tentar reconhecer a figura apontada, mas apenas se impressiona com a beleza da jovem senhora, porém ao retornar para conversar com os novos amigos ele se vê sozinho. Confuso com a situação, o homem se aproxima do jovem pintor que faz as apresentações:

— Essa gentil senhora está me deixando envergonhado com tantos elogios.

O curador se curva para beijar a mão da senhora, com um sorriso plácido e voz cândida ela responde:

— Muito prazer, Maria.

M P Cândido
Enviado por M P Cândido em 28/07/2020
Reeditado em 29/07/2020
Código do texto: T7019276
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.