Gregória A Fada mineira
A Fada Gregória, vivia numa cidadezinha do interior de Minas Gerais, uma linda mulher. Era conhecida como fada, seu nome era Gregória, seu prazer era fazer com que os que a procuravam dissessem o que lhes perturbava, depois, trazia de sua biblioteca um livro consolador.
As pessoas iletradas daquela época tinham dificuldade em cumprir tal conselho, então Gregória lhes propunha retornar à sua humilde residência e escutar ela, ler para eles, para cada um ela tinha um dia reservado, e como se fosse mágica, todos escutavam as leituras e depois se sentiam recompensados, pois o que lhes afligia como por milagre desaparecia.
Carmelo depois que sua mulher havia falecido a procurou e lhe disse que queria morrer também, pois não suportava a separação e descria de Deus por se ver tão infeliz.
Gregória o escutou e indo até a biblioteca procurou o que lhe pudesse servir, Carmelo, sem que ela percebesse, foi lhe seguindo, e para sua surpresa, viu uma parede vazia, e Gregória com os braços abertos diante de um quadro com a figura de Jesus, orando! Mais surpreso ainda viu materializando em sua linda mão esquerda um livro branco.
Voltou para a sala, e Gregória se desculpando da demora lhe entregou o livro, Carmelo o abriu e viu com prazer letras enorme trazendo mensagens para Carmelo, escrito em letra gótica.
Agradeceu a Fada e saindo foi até a igreja onde encontrou o padre Antonio se preparando para a missa da tarde, lhe mostrou o livro, ele se admirou das mensagens ali escritas e perguntou onde o havia conseguido.
Carmelo hesitou, e como havia falado com ele antes e ele lhe havia dito para acender uma vela, foi até o altar, e a acendeu, e disse ao padre que o havia recebido pelo correio.
Não importa qual ação seja feita, o importante é agir.