609 Falso namorado
A minha amiga, branca, 37 anos de idade, do meu curso de Medicina ganhou uma bolsa de estudo para fazer doutorado numa conceituada universidade de Portugal, e me disse que estava ansiosa para conhecer a Europa.
Eu lhe perguntei porque não fazer o doutorado aqui mesmo Brasil como eu fiz. Ela me disse que só iria gastar a metade da bolsa por se acomodar na casa duma amiga e não ter que pagar aluguel. Eu a alertei contra imigrantes e envolvimento amoroso por ter sido vítima uma vez. Ela me respondeu que "Que macaco velho não põe a mão em cumbuca".
Numa conversa pelo ZAP eu lhe perguntei quem era esse rapaz ao seu lado, e ela me respondeu que era o seu namorado que estava lhe ajudando na locomoção, que estava feliz por ter lhe conhecido num momento oportuno.
Passado um mês ela me passou uma mensagem chorando e me dizendo que foi vítima de um golpe financeiro, que o seu namorado havia lhe convencido a fazer uma aplicação conjunta numa plataforma de investimentos na internet, que ficariam milionários em pouco tempo; que o falso namorado e seus comparsas tomaram rumo ignorado.
Ela me disse ainda que foi numa delegacia de polícia registrar um boletim de ocorrência, mas os policiais lhe disseram que são todos imigrantes ilegais com identidades falsas, que não há como ter êxito nas investigações.
Guapó, Goiás, 25-09-2024
(Do meu livro Minhas histórias; Nossas histórias, em construção)