606 Sabedoria do bambu

O bambu é uma planta originária da China, onde havia muitas florestas de bambuzais, que têm diminuído com a expansão urbana. O urso panda é natural da China e é conhecido por ter um sistema digestivo eficaz ao consumir somente talos e folhas de bambu, mas devido a uma dieta de baixa qualidade e em teor de gordura passa o dia todo comendo bambu cerca de 12 quilogramas. O bambu tem muitas outras utilidades como na alimentação humana, na fabricação de moveis, de papel, artesanato e remédios.

Quando se planta uma muda de bambu é necessário regá-la quase todos os dias durante cinco anos sem vê-lo o broto crescer, pois suas raízes nestes 05 anos estão se espalhando dentro do chão. A partir de 05 anos o broto do bambu atravessa a terra e cresce 25 metros em 06 semanas, tornando-se numa planta resistente a ventos e tempestades.

Por esta razão os chineses consideram o bambu uma planta sábia em quem devemo-nos espelhar para prosperidade de nossas vidas, porque antes de crescermos, devemos ter fortes raízes para nos sustentar. Quando estamos fracos, a sabedoria nos diz: seja forte como um pé de bambu que enverga mas não quebra.

Goiânia, 14-09-24

(Do meu livro Minhas histórias; Nossas histórias, em construção)

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 14/09/2024
Reeditado em 14/09/2024
Código do texto: T8151488
Classificação de conteúdo: seguro