571 Morei numa república

A república é uma moradia coletiva com o objetivo de economizar tempo e dinheiro, geralmente sem a mistura de sexos mantida por seus membros ou por uma empresa, universidade, igreja, etc. Morar numa república é uma experiência que vale a pena, onde se aprende a viver em comunhão e a dividir os afazeres domésticos.

Nos anos de 1993 a 2000 morei numa república de policiais civis em Rio Verde, num sobrado com barracões no fundo, e éramos 07 pessoas, porque uns partiam e outros vinham, e alguns já morreram, e deixaram boas lembranças.

Lembro-me que fazíamos vaquinha para comprar alguma coisa, que ajudávamos um ao outro com dinheiro emprestado e dividíamos os alimentos que ganhávamos como doces, laranjas e bananas. Lembro-me ainda das festinhas de confraternizações de aniversários e de fim de ano que reunimos parentes e amigos e que varavam a madrugada.

Na madrugada do dia 21-03-2023 sonhei que ainda morava na república de policiais civis de Rio Verde, que por meio dum requerimento solicitei junto à Prefeitura uma compra de produtos de limpeza e de higiene pessoal. E assim que recebemos a compra, um colega me disse para repartir por igual, e assim o fiz.

Goiânia, 01-07-2024

Goiânia, 01-07-2024

(Do meu livro Minhas histórias; nossas histórias II, em construção)

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 01/07/2024
Reeditado em 01/07/2024
Código do texto: T8097434
Classificação de conteúdo: seguro