491 As aparências enganam

Assim como os meus pais (falecidos), tenho uma fisionomia de simples e humilde, até porque fui criado na roça até os 08 anos. A minha mãe falava bem da minha simplicidade, que estava no caminho certo. Quando estou pedalando na minha velha bicicleta com uma mochila nas costas ou fazendo caminhada, alguém que não me conhece e pela minha cor pensa que vivo à margem da sociedade.

Dia desses já perto de casa depois de pedalar 06 quilômetros, resolvi estacionar minha bicicleta defronte a calçada de uma casa para pegar umas romãs de um pé que estava carregado. Percebi um carro popular parar na esquina e uma mulher de uns 60 anos me filmar com a câmera de um celular. Assim que eu peguei as romãs, ela foi embora.

Outro dia estava pedalando numa ciclovia à margem duma área verde, quando policiais militares que estavam numa viatura pararam um ciclista que ia logo na minha frente por suspeitarem dele; e eu que estava na minha bicicleta velha, passei reto. Se me parassem iria me identificar.

Goiânia, 26-01-2024

(Do meu livro Minhas histórias, em construção)

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 26/01/2024
Reeditado em 27/01/2024
Código do texto: T7985193
Classificação de conteúdo: seguro