473 Viagem de fusca com meu primo

Eu e o meu primo rico decidimos fazer uma viagem pelo Nordeste até Graça Aranha, Maranhão, distante cerca de 1500 quilômetros de Brasília, onde temos alguns parentes para conhecermos algumas pretendentes. Somos naturais de Mimoso de Goiás. Lembro-me que nas minhas férias escolares andávamos muito a cavalo e pescávamos no rio Maranhão. Fomos no meu Fusca 1300L, ano 1979, cor bege, sem pressa para chegar e voltar.

O meu primo estava decidido na volta a passar numa concessionária em Salvador para comprar uma camionete de última geração, potente, para viajar com mais tranquilidade, e me aconselhou a comprar uma também. O meu primo assim como eu fala e se veste com simplicidade, porque fomos criados na roça. Parecemos dois caipiras com um palavreado típico goianês.

Na luxuosa loja, pedimos para olhar as camionetes enquanto que os vendedores ficaram a nos observar de longe. Eu e o meu primo ficamos encantados com as camionetes. Uma moça elegante se aproximou de nós e disse: Bom dia, gostaram da camionete? É linda, né! Tem uma com o preço mais acessível e posso facilitar a entrada em 03 pagamentos. O meu primo respondeu: Oxente, eu quero é esta aqui e posso pagar à vista. A mulher mudou o tom da conversa e nos convidou para uma sala ampla e nos ofereceu água, cafezinho e até um lanchinho.

Depois de muita conversa, o meu primo disse para a vendedora que iria buscar a sua mulher para ver a camionete antes de fechar o negócio. Eu disse para o meu primo, que mulher é essa que não conheço, pois estas divorciado faz tempo. O meu primo respondeu: Na verdade, não gostei do tratamento daquela vendedora que nos deu pouca atenção; estou decidido por comprar a camionete em Brasília onde tenho conhecidos.

Goiânia, 18-11-2023

(Do meu livro Minhas histórias, em construção)

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 19/11/2023
Reeditado em 19/11/2023
Código do texto: T7935113
Classificação de conteúdo: seguro