Imagem do Google

 

 

Esmolas no Brasil Digital!

 

Tinha ido comprar colírio, para um mal que me aflige constantemente: blefarite. Trata-se de distúrbio ocular, caracterizado pelo inchaço das pálpebras e descamação da pele ao redor.

 

Não tem cura e nem traz prejuízos à visão. Também não é contagioso. Mas, maltrata e me deixa incomodado. Em crise, fico nessa por uma semana: coçando sempre e ardendo muito. Como tem sido recorrente, assumo que me comporto um "tiririca da vida". Irritadiço mesmo!

 

E, na última intercorrência, saindo da farmácia, fui abordado por um mendigo. Estava sentado sob a marquise do prédio: as costas apoiadas na porta de vidro. Protegia-se do sol escaldante, em Teresina.

 

Observando-o de esguelha, identifiquei um homem de meia idade, cabelos esbranquiçados, barba por fazer, corpo magro e aparentemente esganiçado. O rosto apresentava expressão doentia e sofrida. Emoldurando o quadro de fragilidade social, vestia-se em maltrapilhas roupas sujas e amarrotadas. 

 

— Me dê uma esmola, pelo amor de Deus!

— Desculpe-me, moço... vim apenas comprar um medicamento! Paguei com cartão!

— Por caridade, senhô! Tô sem comê nada, desde ontem!

— Moço... aqui não tenho dinheiro (em espécie)! Vou ao meu carro, pra ver se consigo algo!

 

Acelerei os passos em direção ao estacionamento. Entrei na "ranger" e abri o console, bem próximo do câmbio: onde, estrategicamente, deixo algum trocado para flanelinhas ou situações imprevistas. Lá encontrei uma nota de R$ 10,00. Retornei apressado, entregando a cédula ao mendigo. Para minha surpresa...

 

— Somente essa mixaria?

— É o que tenho moço! Como lhe disse antes... paguei meu remédio com cartão!

— Senhô... 10 num dá nem pra coxinha e a coca! Deve tá de celular, aí... faz um pix pra mim!

— Hummmm...

— Do mesmo jeitim, Deus vai devolvê dobrado pro senhô!

— Ahhhhh...

— Meu pix é (XX) xxxxx-xxxx!

 

Fiquei matutando como Deus me mandaria o pix de volta... e em dobro! Ou seria fake news daquele esperto mendigo?

 

Post Scriptum

 

A tecnologia avança a passas largos e a esperteza... também!

 

Antônio NT
Enviado por Antônio NT em 06/11/2022
Reeditado em 13/01/2024
Código do texto: T7643768
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.