Em Meio a Miséria

Mamãe, Maria, estava em casa, na cozinha, olhava as panelas empenduradas na parede. Papai, Antônio, tinha saído, ia fazer um rolo com seu relógio, para ver se conseguiria trazer algum alimento.

No boteco de seu Teló, logo viu que metade dos frequentadores não tinham nada no braço.

Aproximou-se de um, tirou seu relógio do braço e apresentou. O cliente, que era frequentador, mas não se conheciam, pareceu surpreso, porém deu atenção.

- Sua graça?

- Davi.

- Olhe Davi. Este relógio não tem nem três meses que ganhei. Ainda está na garantia e tem nota fiscal. Tô vendendo por metade do preço, R$90,00. – Antônio estava triste, entretanto pensar em seus filhos e mulher, fazia com que não desistisse

- Estranho. Por que venderia por metade do que pagou? – Davi tinha uma pulga atrás da orelha

- Na verdade. Eu não comprei. Eu ganhei. – Antônio dava o relógio para Davi analisar

Depois de pegar o relógio, Davi olhou, olhou.

- Está com a nota fiscal? Dou R$50,00!

Antônio pensou, pensou. Olhou para Davi, para o relógio.

- Estou. – Respondeu Antônio – Não dá nem R$80? – Pegou a nota fiscal no bolso. – Ele custou R$180.

Olhando para o relógio, Davi colocou-o em cima do balcão.

- Só R$50,00. – Davi estava determinado

Vendo que não teria outra negociação, Antônio com a mão livre, cobriu o relógio, o empurrou para o lado de Davi.

- Está vendido. – Antônio entregou o relógio e a nota fiscal.

Saindo do boteco, Antônio foi no supermercado. Com o dinheiro, um terço do salário-mínimo, comprou macarrão, fubá, feijão, arroz, carne, frango.

Após as compras, partiu para casa. A mulher e os filhos estavam tristes na sala.

Entrando com as compras, ao vê-lo, todos esboçaram um sorriso e vieram abraçá-lo.

- Como conseguiu querido? – perguntava Maria

- Não vamos nos apegar a detalhes.

- Tudo bem. Vou preparar nossa janta. – respondia Maria

Tendo conseguido fazer todos se alimentarem, Antônio recarregou a motivação para procurar bicos no dia seguinte.

José Nilton R da S Palma
Enviado por José Nilton R da S Palma em 09/08/2022
Reeditado em 09/08/2022
Código do texto: T7578898
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.