131 O meu melhor amigo
Há cerca de dois anos apareceu um cão grande, amarelo, inteligente e com uma cicatriz acima do olho direito (acho que foi briga), lá na minha chácara onde vou uma vez por semana. Eu o chamo de Sargento.
Quando chego pela parte da manhã, se não está presente para me receber latindo, logo aparece. Mas, às vezes, só aparece no dia seguinte. Duas ou três vezes que ele não apareceu, fiquei um pouco preocupado. Levo ração e comida caseira para ele. Ele é meio exigente. Parece ser bem tratado. Onde eu vou, ele vai, não me deixa só, está sempre a me proteger. À noite, ele dorme na porta da casa, e ninguém entra sem ele dar o alarme com o seu latido forte. Até o durante o dia, ele dá o alarme.
Havia também uma cadela grande rajada que apareceu antes do Sargento, que eu a chamo de Negona. Ficava o casal de cachorro a me proteger. O Sargento engravidou a negona, que teve 7 filhotes noutra casa conforme fiquei sabendo de um vizinho. A negona voltou a aparecer sem os filhotes. A negona tinha uma doença nos pelos, tipo sarna que causava mal cheiro. Então eu comprei remédios e passei nela várias vezes até ela sarar, mas, ela ficou com medo de mim e quando me via e saia correndo. Às vezes, ela aparece rapidamente e vai embora, está morando por perto. O Sargento ficou, e é mais brincalhão e sociável que a Negona.
Goiânia, 14-11-2020