243 Aprendendo com o meu fusca
Depois de rodar cerca de 3 mil quilômetros no meu fusca 1300L, ano 1979, cor bege, com o motor retificado e sem vazamento, decidi que era hora de trocar o óleo do cárter. Fui num mecânico conhecido que colocou 3 litros de óleo e um adesivo para a próxima troca após 5 mil quilômetros.
Após andar uns 50 quilômetros percebi que o carro estava com um barulho estranho no motor e com cheiro de óleo queimado. Ao abrir a tampa do motor e vi que o óleo estava sendo expelido na parte de cima do motor. Voltei no mecânico, que me disse que o vazamento era consequência de resto de óleo na tampa de introdução.
Andei mais uns 10 quilômetros e problema continuou. Resolvi consultar na internet para saber a quantidade de óleo a ser colocado no cárter e tempo de quilometragem para a próxima troca. Tive a informação que a quantidade a ser posta é não mais de 2,5 litros e validade de 2,5 mil quilômetros rodados, com exceção de alguns motores.
O mecânico tentou resistir dizendo que estava certo, que conhecia muito de fusca. Então mostrei a ele a pesquisa que fiz em vários sites. Ele concordou que estava errado e tirou meio litro de óleo. O barulho do motor voltou ao normal e acabou o cheiro de óleo queimado.
Goiânia, 06-09-2021