Brasil Colônia - O Encontro

O Senhor João Magalhães Oliveira já estava a procura de um marido para sua filha que acabara de completar quinze anos e para isso, decidiu realizar um grande baile no Engenho Magalhães Oliveira, todos os Senhores de Engenho e suas famílias iriam comparecer.

A Senhorita Leonor ficou responsável por preparar Rosalinda para que ela fosse a mais bela do baile e assim, os filhos dos donos de engenho voltassem seus olhos para ela. O baile foi o maior que já se viu por aquelas bandas, as famílias mais tradicionais da colônia compareceram, as melhores comidas e bebidas foram servidas, tudo do melhor.

Quando Rosalinda apareceu, todos os olhos votaram-se para ela, todos comentavam e falavam como a filha de Sinhá Pureza estava bela e formosa e como havia se transformado em uma bela, educada e gentil moça. A Senhorita Leonor sempre ao seu lado, observando tudo e todos, os filhos dos senhores de engenho, aproximavam-se de Rosalinda e formavam uma grande fila para terem a honra de dançarem com aquela linda jovem. Um jovem em especial chamou à atenção de Rosalinda, estatura mediana, uma linda barba, roupas impecáveis, bengala de marfim, um olhar misterioso, ele aproximou-se de Rosalinda, pedindo permissão para lhe conceder a última valsa e assim foi feito, o jovem levou Rosalinda ao meio do salão e começaram a bailar, ela estava encantada com o jeito e a conversa dele e perguntou seu nome, ele lhe disse que era Guilherme de Sá Monteiro, seu Pai era um rico senhor de engenho e ele tinha interesse em pedir a mão de Rosalinda o mais rápido possível a seu Pai. De longe, a Senhorita Leonor observava o jovem Guilherme, apesar de ser jovem, ela tinha um sexto sentido muito apurado e algo não estava certo com aquele jovem, enquanto isso, Rosalinda estava encantada com tudo.

Logo após o fim do baile, Rosalinda não parava de falar do jovem Guilherme e a Senhorita Leonor só ouvia, a jovem estava realmente empolgada com os encantos do mancebo, porém, a Senhorita Leonor iria fazer uma investigação a cerca dessa figura misteriosa, ela jamais permitiria que sua menina caisse nas mãos de algum abutre.

No dia seguinte, ela acionou um contato que tinha, uma espécie de detetive e pediu que ele investigasse o jovem Guilherme, tudo era importante que não se esquecesse de nenhum detalhe e que ela lhe pagaria muito bem por todas as informações.

A senhorita Leonor esperou uma semana quando o tal detetive voltou com noticias, ela o convidou para entrar e os dois passaram algumas horas conversando. Ao final da conversa, Leonor despediu-se do homem, agora ela já tinha todas as informações que precisava sobre o tal Guilherme e iria passar tudo ao Senhor Magalhães Oliveira.

Continua...

A C Junior
Enviado por A C Junior em 13/08/2021
Reeditado em 26/03/2024
Código do texto: T7320198
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.