Brasil Colônia - Rosalinda Magalhães Oliveira

Depois da morte de Sinhá Pureza, o Senhor Magalhães Oliveira mandou vir de Portugal uma espécie de Tutora para cuidar de Rosalinda, ele não queria que ela se perdesse em meio a ignorância daquele povo, ele a criava com tudo do bom e do melhor e assim foi feito.

A tutora que veio de Portugal, era uma jovem de 20 anos, muito bem instruida, falava 3 ou 4 idiomas, tocava piano, sabia canto liríco, bordava, sabia ler e escrever perfeitamente, seu nome era Leonor.

Assim que chegou na Nova Terra, Leonor foi direto para o Engenho Magalhães Oliveira e conheceu o dono, tiveram uma longa conversa e ele lhe apresentou Rosalinda. A jovem estava com dez anos já, uma linda jovem, usava um vestido de renda, cabelos presos, tinha uma voz tão suave que parecia um canto angelical, um olhar firme, dizem que o seu olhar era igual o de sua mãe, ela sempre carregava um terço que pertenceu a sua finada mãe, seu pai lhe apresentou Leonor e disse que a partir daquele momento ela seria sua Professora/tutora particular.

Rosalinda ficou muito feliz e empolgada, pois naquele fim de mundo as únicas pessoas que tinham para conversar eram os escravos de dentro de casa e assim mesmo seu pai não gostava, ela passava a maior parte dos dias em seu quarto, lendo, costurando e aprendendo a bordar com aquela que fora sua ama de leite. Apesar da morte de sua mãe, Rosalinda era uma menina feliz, não carregava no semblante nenhum tipo de tristeza, os escravos da casa sempre falavam de Sinhá Pureza com muito amor e carinho, na sala, tinha um grande quadro que o Senhor Magalhães de Oliveira mandara pintar de sua amada, as seis horas da tarde, Rosalinda pegava o terço que pertencera a sua mãe, acendia uma vela e recitava o terço em honra a memória de sua amada mãe.

Com a chegada de Leonor, tudo iria mudar, ela teria com quem conversar, com quem aprender coisas da Corte Portuguesa, Leonor era parente distante do Rei de Portugal. O senhor da casa pediu que os escravos arrumassem o quarto para Leonor ao lado do quarto de Rosalinda e que assim como sua filha, ela tivesse tudo do bom e do melhor e assim foi feito.

No dia seguinte, começaram com aulas de francês, depois Rosalinda começou a aprender piano, boas maneiras, como falar, sentar, o comportamento à mesa e toda essa etiqueta que moça de família precisa aprender para ter um bom casamento. Apesar de jovem, Leonor era rígida com seus ensinamentos e não permitia liberdades e nem ousadias, ela logo se afeiçoou a Rosalinda e as duas tornaram-se grandes amigas, confidentes, apesar de Rosalinda ter apenas 10 anos.

Muita coisa aconteceu durante os anos seguintes, Rosalinda cresceu, tornou-se uma linda moça, era a joia dos olhos de seu pai, Leonor continuava em sua companhia, como uma espécie de Governanta da casa, o Senhor Magalhães Oliveira continuou a fazer grande fortuna com seu engenho e a vida seguia em seu eixo.

Continua...

areiasdotempo5@gmail.com

A C Junior
Enviado por A C Junior em 04/08/2021
Reeditado em 26/03/2024
Código do texto: T7313657
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.