Brasil Colônia - A Família Magalhães Oliveira

O Brasil Colônia é o período que compreende os anos de 1530 a 1815. Esse fato histórico foi iniciado com a primeira expedição realizada por Martim Afonso de Souza no litoral brasileiro.

João de Magalhães Oliveira era um português que veio para o Brasil aos 17 anos, sua família era tradicional em Portugal e dona de um grande comércio e algumas caravelas, seu pai, Antônio de Magalhães Oliveira, enviou seu único filho ao Brasil para aumentar a fortuna da família e extender os negócios, João era um jovem solteiro e de espírito aventureiro.

Já tinha traçado um plano em sua cabeça, compraria um Engenho e faria grande fortuna na Nova Terra. Quando chegou ao Brasil, foi recebido por algumas autoridades, pois era de família importante, estabeleceu moradia em um grande engenho que se chamaria Engenho Magalhães Oliveira e que seria um dos maiores e mais produtivos do Brasil Colônia.

Por muito tempo, o jovem João ficou solteiro e todos os seus amigos sempre diziam que ele deveria contrair matrimônio, ele tinha um grande amigo que se chamava Bartolomeu Albuquerque, um grande e rico Senhor de Engenho, ele tinha uma filha de nome Pureza Albuquerque que lhe foi dada em matrimônio, marcada a data do enlace matrimonial, houve grande festa no Engenho Magalhães Oliveira.

João de Magalhães Oliveira, agora era um senhor casado, possuia um grande e lucrativo engenho, 200 cabeças de escravos e tinha muita fama na Colônia, produzia um dos melhores açúcares que já foi visto por aquelas bandas de lá. Sua esposa, sempre dedicada a casa e ao seu marido, logo engravidou e a felicidade de João foi completa.

Completado os dias, Sinhá Pureza começou a sentir as dores do parto, uma negra de porte grande e que já havia feito muitos partos, foi preparada para trazer ao Mundo mais um Magalhães Oliveira. O quarto foi preparado, a cama foi forrada com os melhores e mais caros lençois que o dinheiro poderia comprar, a negra de nome Sebastiana, pediu ao Senhor que providenciasse mais duas ajudantes e que colocasse água para ferver, o pedido foi atendido e Sinhá Pureza estava pronta para parir.

Pureza começou a sentir as dores do parto pela parte da manhã, acomodou-se na cama, pois sabia que não tardaria em parir seu primeiro filho, a negra Sebastiana começou os preparativos e Sinhá Pureza teve a bolsa estourada e começou a entrar em trabalho de parto, foi um parto muito difícil, doloroso e cansativo e quando a noite chegou, pode-se ouvir por toda a Casa Grande, o choro do herdeiro Magalhães de Oliveira, o Pai, apreensivo para conhecer seu filho, adentrou o quarto e pode constatar que era uma herdeira, era uma menina, a alegria foi maior, pois ele queria muito uma menina, ao contrário do que todos imaginavam, pegou aquele pequeno pedaço de vida nos braços, olhou em seus negros olhos e lhe deu o nome de Rosalinda Magalhães Oliveira, assentou-se no leito onde Sinhá Pureza estava deitada, cansada, esgotada e colocou a infante em seu peito, Pureza olhou em seus olhos e deu um lindo sorriso ao seu esposo e fechou os olhos para esse Mundo.

O jovem Magalhães de Oliveira não podia acreditar no que acabara de acontecer, sua esposa amada, seu lindo diamante se quebrara, acabara de falecer, em um misto de alegria e tristeza ao mesmo tempo, mandou chamar o Padre para encomendar a alma de sua amada. Ele não poderia desfalecer naquele momento, tinha uma filha para zelar.

Depois do funeral de sua amada, onde todos os Senhores de Engenho compareceram para lhe prestar os mais dolorosos sentimentos, João de Magalhães Oliveira, escreveu uma carta a seus Pais em Portugal contando que sua esposa falecera e que agora eram apenas ele e sua amada filha, seu pequeno pedaço de diamante. Algum tempo depois, João recebeu uma carta de sua mãe, relatando que estava muito triste com toda aquela situação e que gostaria muito de se fazer presente para ajudá-lo, mas devido a distância e a precariedade da viagem, não seria possível, pois seu Pai não estava bem de saúde.

Passado o luto, João continuou seus trabalhos em seu Engenho, porém não se esquecia de sua amada Pureza, mas ter Rosalinda por perto, lhe preenchia o vazio que sua esposa havia deixado.

Continua...

A C Junior
Enviado por A C Junior em 03/08/2021
Reeditado em 26/03/2024
Código do texto: T7313338
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.