213 Dúvidas sobre o novo coronavírus

- Professor, o que é um coronavírus?

- Aluno, o coronavírus é um vírus oriundo de animais como morcegos, macacos, pangolins, porcos, aves, roedores etc. , e transmitidos aos seres humanos pela respiração.

- Professor, o novo coronavírus SARS-CoV-2 surgiu na China?

- Aluno, em comunicado à Organização Mundial de Saúde no dia 31 de dezembro de 2019, a China relatou que o primeiro paciente com sintomas semelhantes de Covid-19 (até então uma etiologia desconhecida) foi diagnosticado em 8 de dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, capital da província da China central. E por suspeição de causar o surto do novo coronavírus, o mercado de frutos do mar e de animais silvestres de Huanan, em Wuhan, foi fechado. Mas, não se pode afirmar que o novo coronavírus surgiu na China, devido tratar de algo microscópico, 250 vezes menor que um grão de areia e, também, pela constatação do mesmo antes de dezembro de 2019 em redes de esgoto em várias cidades pelo mundo afora.

- Professor, é possível que o novo coronavírus seja produzindo num laboratório?

- Aluno, não é possível! Todos os vírus e coronavírus são produzidos pela Natureza. O que pode ocorrer é uma transmissão por contato acidental ou não. No caso do novo coronavírus não existe uma prova.

Goiânia, 25-05-2021

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 25/05/2021
Reeditado em 25/05/2021
Código do texto: T7263756
Classificação de conteúdo: seguro