193 O gênero Romance

- Amigo escritor Alonso Rodrigues, o que é o gênero literário Romance?

- Caro leitor, é uma história (fictícia ou não) com muitos personagens e um personagem principal herói ou vilão, com diálogos ou não, escrita em prosa, em primeira ou terceira pessoa e acima de 25 capítulos conforme o cânone literário. O gênero Romance surgiu com o movimento Romantismo na Europa no século XVIII, com a ideia de nacionalismo contrariando o movimento Iluminismo que pregava o racionalismo, ou seja, menos poderes ao Rei e mais liberdade econômica e política, principalmente na França. Antes as narrativas eram contadas em epopeias (versos longos), como nos poemas de A Divina Comédia, de Dante Alighieri, e Os Lusíadas, de Luís de Camões. A Bíblia Sagrada, um conjunto de livros religiosos, também foi escrita em versos ou versículos. No Brasil os primeiros romances surgiram com os folhetins ou capítulos publicados em jornais, no século XIX, na época de Machado de Assis e de José de Alencar. O primeiro romance que se tem notícia no mundo foi publicado no séc XI, no Japão, com o título “O Conto de Genji”, de autoria da fidalga Murasaki Shikibu.

- Escritor, não gosta de escrever romance?

- Leitor, não é a minha praia. Na verdade, eu comecei a escrever um romance no ano de 1984 e desisti por não ter tempo para concluir a história. Na minha ficção o personagem principal era um homem de outro planeta, cheio de mistérios e que se passava por uma pessoa generosa. Os meus escritos se perderam no tempo. Pensei comigo mesmo: É melhor voltar a escrever poesias e crônicas!

Goiânia, 28-03-2021

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 28/03/2021
Reeditado em 29/03/2021
Código do texto: T7218194
Classificação de conteúdo: seguro