CotidiBanco...

Na entrada do Banco a atendente me recepciona com a senha de nº 1620.
Passo pela porta giratória, e recolho minhas chaves e smartphone.

No Painel: "SENHA 1615 - Atendimento Mesa 01"

O Banco hoje mais parece um Posto de saúde. Um bebê chora no colo de uma mãe, enquanto o pai sentado assiste o noticiário na TV fixada na parede, perto do painel eletrônico. A chupeta cai no chão. Uma senhora sentada ao lado da jovem mãe, gentilmente pega o objeto e leva ao banheiro para lavá-lo. Na volta passa balançando a chupeta para enxugá-la. Ganho no rosto pequenos respingos desta operação.

No Painel: "SENHA 1616 - Atendimento Mesa 03"

A criança ao receber a chupeta, para o choro mas no primeiro sorriso derruba de novo. A senhora, que acabara de se sentar, gentilmente levanta-se e repete a operação. Eu recebo de novo mais respingos de água no rosto.

No Painel: "SENHA 1617 - Atendimento Mesa 03"

Uma senhora na fila da frente levanta-se e reclama que está a mais de uma hora esperando sua vez e nada de ser chamada. Fala em tom áspero que é um absurdo e que tem mais o que fazer. Repete as frases olhando para seus vizinhos de cadeira em voz alta e olhando para os caixas.

No Painel: "SENHA 1617 - Atendimento Mesa 03"

A mesma senha é chamada pela segunda vez. A senhora que mostrou-se revoltada começa a xingar, e ameaça ligar para a central de atendimento do banco para reclamar. Alguns riem da cena, duas mulheres apoiam a reclamação, inclusive a mulher que lançou respingos da chupeta molhada em meu rosto.

No Painel: "SENHA 1618 - Atendimento Mesa 01"

Pronto. A senhora revoltada vai a mesa para ser atendida. Entra um casal com um bebê de colo. Contei três crianças de colo aqui hoje. Os recém chegados discutem sobre quem vai ficar segurando o bebê enquanto forem atendidos. A briga é em baixo som, mas é perceptível que não há consenso entre eles.

No Painel: "SENHA 1611 PRIORIDADE - Atendimento Mesa 01"

Uma gestante aparece como um passe de mágica, não sei de onde. E vai ao atendente. A mulher que segura a criança que usa a chupeta que foi lavada no banheiro e depois sacudida jorrando os respingos em mim, confere sua senha, pois acha que ela é que está na vez da prioridade. A gestante, percebendo a desconfiança, logo mostra de lá da mesa onde é atendida sua senha e pede que ela confira a dela. Olhares tensos, mas tudo segue como está.

No Painel: "SENHA 1612 PRIORIDADE - Atendimento Mesa 02"

Tchau menino da chupeta! A mulher foi chamada e logo caminhou ao guichê 02. Dentre os documentos que foram pedidos a ela, faltou a cópia do comprovante de residência. A mulher foi buscar e o atendente ficou aguardando, fingindo trabalhar no computador. No reflexo do vidro que está por trás do atendente o perfil dele no FACEBOOK aparece ao avesso.

No Painel: "SENHA 1619 - Atendimento Mesa 03"

Um homem que recebeu seu novo cartão e bloqueou a senha pede ao atendente que vá com ele lá fora nos caixas automáticos, ajudar a fazer uma senha nova. O atendente vai...

No Painel: "SENHA 1620 - Atendimento Mesa 04"

A mesa 04 é de um atendente que acabou de chegar. Acomodei-me a sua frente e entreguei meus documentos, cartão e carteira de identidade. A gerente entra na sala e o chama para uma conversa "rápida" em outro setor. O atendente com meus documentos na mão, acompanha a gerente, promentendo voltar logo.

Até agora nada...

O sorriso que esboço no rosto é pra disfarçar as lágrimas que se formam no meus olhos. Lágrimas de revolta silenciosa.

Você  vai ficar aí esperando o desfecho da história, do mesmo jeito que estou aqui com a mão no queixo, encostado na mesa 04. Não posso fazer nada!