Loucura de Profeta

14 de março de 2018. 14 horas de quarta-feira.

Dia relativamente calmo. A festa ascendia das raízes das árvores até as nuvens. Cabelos bailavam desvairadamente. Mais uma dose de uísque. Outro e mais outro baseado. Nos varais, gravatas, calcinhas e cuecas babadas.

No lado oposto, porém juntos e misturados, aroma de pólvora e maconha. Olhos revirados nas órbitas. Narizes tesos pela cocaína. Uma salva de tiros. Chão coalhado de projéteis de balas. Hino Nacional cantado: "Liberdade, liberdade! Pátria fumada, cheirada, traficada, adulterada, armada, Brasil!

No céu, rodeado por Deus, Cristo, estrelas e hordas de anjos, Raul Seixas tocava violão e cantava um luau para os convidados:

"Tá tudo dominado, cowboy".

"Mamãe, não quero ser prefeito

Pode ser que eu seja eleito

E alguém pode querer me assassinar

Eu não preciso ler jornais

Mentir sozinho eu sou capaz

Não quero ir de encontro ao azar"

Por muitos ou por poucos, onde tem gente suspirando Poder, é natural que os territórios sejam dominados. O negócio é esperar em Deus; mas pelo que parece, de tempo em tempo, o Criador supremo troca sua nacionalidade no Registro Geral e Cadastro de Pessoas Físicas dos países. Impossível suportar sua criação. Estaria ele, também dominado?

- Tanto os Profetas da loucura, quanto as loucuras dos Profetas não existem em lugar nenhum. O conto é apenas devaneio de gente que não tem o que fazer; e por estar com a mente vazia, une-se ao diabo em suas maquinações.

Mutagambi resmungou para os botões da camisa. Lançou o jornal na lata de lixo. - a leitura se não me serve de exemplo, lixo no lixo. - completou. Bem fisicamente, deu um salto no ar. Desarmou a cadeira, encostando-a no pé de coqueiro. Pés descalços. Alegre e contente com a vida, alternava assovio e cantoria:

"toda pedra do caminho, você deve retirar.

Em uma flor que tem espinho, você pode se arranhar.

O bem e mal existe, você deve escolher.

É preciso saber viver.

Éé preciso saber viver, saber viver".

Parando de assoviar, vociferou consigo: "Isso sim, é poesia musicada boa de ser cantada, não essas porcarias, que rolam por aí. Raul Seixas; quem é Raul Seixas para chegar aos pés do rei, Roberto Carlos, mora? Não é por Deus que as letras e ritmos da música brasileira está sofrível deletério para a intelectualidade das mentes e sossego da alma. Perderam o cabresto que dominava a incultura. Agora, qualquer lixo mexível, qualquer porcaria consumida, é chique".

Olhou o sol desfalecendo no lado oposto. Ajeitou a sunga na cintura e foi juntar-se ao pessoal que jogava frescobol à beira mar. As águas iam e vinham. Espetáculo miraculoso de fim de tarde.

Já era noite, quando deu o mergulho derradeiro daquela tarde e noite. Voltando para o local, onde deixara os objetos, ouviu um vozerio alarmado sobre o que lera. Fez um "O" indiferente com a boca e deu de ombros. Caminhou mais uns metros, e outra roda de amigos reprisava o que ouvira antes. Repetiu os gestos. Acrescentou as palavras: "não há nada tão ruim, que não fiquei pior. Aqui, nessa província indígena oriunda do Pau Brasil, troca-se o ruim, pelo pior sempre".

Bateu os cascos sujos de areia contra o pé de coqueiro e se mandou. Correndo perigo ou não, bateu em retirada. Dançando a dança do crioulo doido, virou um redemoinho na noite.

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 17/03/2018
Reeditado em 17/03/2018
Código do texto: T6282233
Classificação de conteúdo: seguro