O valor do trabalho de uma boleira

Uma cliente precisava de um bolo para o aniversario de 5 aninhos de seu filho. Ela era daquelas mães caprichosas e adeptas do “faça você mesma”, então cuidou com carinho de cada detalhe da festinha.

No entanto, os preparativos da festa estavam deixando-a louca e o bolo ela resolveu encomendar de alguém que faz pra vender. Mas não queria nada caro, pois ela mesma poderia fazer. Era algo simples, ela só não tinha o tempo necessário naquele momento.

Pois bem. Meio à contragosto, ela pegou o telefone de uma confeiteira com uma amiga e ligou já irritada.

- Boa tarde, preciso de um bolo para a festinha de meu filho. Mas não quero que me cobre um absurdo, porque eu sei fazer bolos, só não vou fazer porque estou muito atarefada essa semana.

A confeiteira pensou um pouco, mas logo respondeu:

- Quanto a senhora acredita que eu deveria lhe cobrar?

- Pois bem, disse a cliente. Você vai precisar apenas de farinha, açúcar, ovos, leite, manteiga, fermento, leite condensado, etc...

Dito isso, ela deu o valor que a confeiteira deveria cobrar.

A confeiteira fez o cálculo e deu um preço ainda mais barato do que o preço original do bolo e disse:

- Farei o seu bolo como precisa!

A cliente ficou muito satisfeita e contou a todas as suas amigas como é que se deve negociar com “essa gente que cobra absurdos”.

E chegou o dia do tão esperado aniversário. Na hora marcada a cliente recebeu uma caixa linda.

Para sua surpresa, quando ela abriu a caixa, lá estavam os ingredientes: farinha, açúcar, ovos, leite, manteiga, fermento, leite condensado... e vinham acompanhados de um bilhete:

“- Querida cliente, acredito que esteja nervosa, mas lhe asseguro que não há engano nenhum. Você está recebendo exatamente por aquilo que pagou. Sei que seu tempo é curto e que sua semana foi muito atarefada, mas acredite: a minha também foi e meu tempo também é curto. Se desejava algo mais elaborado, precisaria pagar por isso e pelo tempo que eu iria demorar.”

MORAL DA HISTÓRIA:

Quando se compra um bolo, doce ou qualquer outra coisa feita de forma artesanal, de qualquer que seja o profissional, não se compram somente os ingredientes; se compram também o tempo, esforço, dedicação, além da experiência do profissional que se dedica ao que faz. Por isso, valorize a boleira. Se acha caro, faça você mesma(o)!

Do Facebook
Enviado por Paulo Seixas em 31/01/2017
Reeditado em 03/12/2017
Código do texto: T5898710
Classificação de conteúdo: seguro