" A SAPATILHA ROSA"

" A SAPATILHA ROSA"

No interior de um velho livreiro as obras pareciam digladiar-se entre si... Lá estavam os romances clássicos da literatura nacional e mundial ladeados por biografias , compêndios de medicina, almanaques encadernados e apostilas de colégio.

Laura decide então folhear o seu antigo material escolar. Surpreende-se com sua versátil letra... Muitas vezes os sinais gráficos parecem ter saído de um caprichoso bordado , já em outras ocasiões as garatujas fazem inveja aos hieróglifos egípcios...

O cotidiano estudantil desfila aos borbotões sem interrupções... Tarefas, festas juninas, trabalhos, pesquisas, provas, estudos dirigidos, suspiros candentes, músicas cantaroladas... Tudo isso documentado com precisão na área de anotações da apostila... O primeiro batom comprado em uma loja de cosméticos... "Boka Loka" de um intenso violeta parece ter ficado marcado como uma espécie de maquiagem definitiva em sua alma...

Amigas completam quinze anos... O proibido vermelho enfeita as unhas, o escarlate rompe fronteiras e alcança os mais pudicos lábios, passos indecisos vestem-se da poesia dos saltos altos...

Ao lado da cama da adolescente a revista " Capricho" torna-se leitura quase obrigatória... É "a revista da gatinha" diz a maciça propaganda veiculada na TV... E ela é de fato uma aprendiz de felina, sonhadora, intelectual, ensaiando seus primeiros versos desprovidos de rimas...

Na hora do intervalo em meio a tantas conversas a literatura surge como tema inesperado...

_ Vocês já leram " O Cortiço" pergunta Laura a uma de suas amigas...

_ Não. E você já leu " Se houver amanhã" e " Ninguém é de Ninguém"? Livros modernos, Laurinha. Intensos, cheios de paixão... Principalmente " Ninguém é de Ninguém..."

_ Eu vou para Minas nas férias... Pensando bem não custa procurar por estes livros em alguma boa livraria... Tenho que me atualizar em minhas leituras...

Brincadeiras, risos,confidências, bate-papos,leituras, audições de músicas,novelas, filmes, peças de teatro,passeios, viagens, lanches, refrigerantes, sorvetes, as primeiras cólicas menstruais,inúmeros sonhos dividindo a vida com a pouca realidade... A vida daquela mocinha se constitui em um emaranhado de cálidas emoções...

O tilintar da campainha então chama Laura ao presente. A notícia do falecimento de uma vizinha a entristece por completo. Suas róseas sapatilhas de bailarina ficarão para sempre no interior da sapateira. Estudara, formara-se, trabalhava com afinco. Contudo, jamais encontrara tempo para conversar com sua vizinha sobre "ballet" e a possibilidade de voltar a dançar. Seu sonho acabara antes mesmo de começar. E agora as sapatilhas ficarão ao lado de suas apostilas... Encerrados em um passado que jamais voltará!