Novamente as façanhas do BRITO

NOVAMENTE, O BRITO COM SUAS FAÇANHAS!

Lembra do Brito, o repentista contador das estórias de sua vida?

Aquele que deixou o sertão onde criava algumas cabeças de cabra?

Aquele, que acompanhou o Josafá com suas gabolices e foi parar na praia e dali pensou em não sair mais... Porque praia é praia, para ele não existe coisa mais bela no mundo!

Encontrou o ouro, isto é, o lugar próprio para devanear e fazer graças com seu toque e palavreado.

Pois bem, lembrei-me de mais algumas dele!

E decidi contar porque achei engraçado... Repentista é fogo, brinca com qualquer tema.

Tem uma rapidez de espirito e de fala, é invejável! Fala muita bobagem e faz o povo rir!

È justamente o que se gosta! Relaxar e rir, ainda é o melhor remédio!

Era ver umas pessoas agrupadas, lá ia ele, parando e puxando conversa pra sentir o clima e começar usando coisas do grupo para iniciar a cantoria.

Numa dessas, estavam perto de nós umas americanas, sem pestanejar chegou ele, como não quisesse nada e as cumprimentou... Olá belezas ! Elas falaram algo entre si, como não entendendo bem sua fala!

Há ! bem na mosca... Era isso que ele queria, saber da origem e começar o repertório.

Com uma cara de safado tomou o violão, e os versos saiam como que despejando elogios referindo se a beleza delas... que não era essas coisas!

Era mais ou menos assim... Tomaram o avião e vieram na certeza

Moças tão bonitas competir com a natureza

Brasil é terra nossa, é terra que conquista

Está de portas abertas pras mais lindas turistas!

E assim por diante...

Que Vieram torrar no sol

Imaginando a cor marrão

Mas voltam pra suas casas

Da cor do camarão!

Vieram do Colorado....

Mas nessas alturas, elas que riam e o incentivavam com aplausos sem entender nada , entenderam COLORADO e aí disseram NO...we are from MASSACHUSSETS.

Ele bem danado que era, trocou rapidamente foi dizendo...Yeis

Vieram do Massachutes todas empolgadas

Precisam ficar atentas pra não levar caneladas

Fugir do Arrastão prá não ficar peladas.Â,âaa”

Consegui contar apenas coisa que tão distante ficaram na memória porque achei muita graça e quando se fala em versejar cantando, há! me vem á mente o tal do Brito, que antes de cantador, era no sertão criador de alguns cabritos!

------

Cantando, contou nos certo dia que também já teve um Jegue teimoso como que!

E um Cachorro bem mambembe que dançava conforme a música, isto é, vivia na lambança! Espreguiçar e dormir ... OH dupla danada... Quando o jegue empacado

desobedecia, zurrava porque eu o chamava de” Fio de uma Égua”, o cão resolvia fazer dueto com o jegue... um gritava e o outro desgraçado latia tão mole, tão cansado de não fazer nada, que dava vontade de esganar...Por isso seu nome era Valentão !

Do JEGUE advinhem... GARANHÃO!

Porque sabia desempenhar se bem... Não amarelava nunquinha. Comparecia sempre na maior animação. Eta! jegue do Cão!

Na verdade sinto falta deles e de outras coisas mais... Da morena que ficou pra trás mas... a Praia, esta ,não deixo nunca mais.

NORMA KÁTER

N orma kater
Enviado por N orma kater em 16/01/2011
Código do texto: T2733031
Classificação de conteúdo: seguro