Esquecimento em Fortaleza
Teve algo que morreu na gente, morreu sim, quando eu falei que ia me mudar. Eu não iria pra outro país, estado ou cidade, eu ia para o outro lado da cidade. Mas nós erámos adolescentes tão preguiçosos naquela época que talvez você me mandasse cartas da Aldeota para o Montese, ou talvez eu te mandasse uns postais dizendo como era a vista por ali -risos…
Quando eu disse que ia me mudar você ficou mudo, e eu também. Queria que naquele momento acontecesse algo que produzisse barulho para tirar a nossa atenção do silêncio, talvez alguns pombos brigando por comida ou um acidente violento na “Avê Santos Dummont”…Mas eu não queria olhar pra você mudo e acho que você também não queria me olhar muda, era como ver você morto, sem vida. E acho que foi nesse exato momento que algo morreu na gente. Foi o momento em que eu tive uma mistura de aversão e medo ao olhar pra você mudo e perceber você morto.
Eu já desviava do seu olhar, tinha algo que me espantava no preto dos seus olhos pequenos, e o ambiente também não ajudava; aquela avenida movimentada com as senhoras passeando e dando comida aos pombos, as crianças comprando doces no comércio, o céu azul limpo, enfim, era um dia comum e alegre, mas o momento era extremamente triste.
E você falou ”Tudo bem” Quebrando todo o silêncio e partindo meu medo em dois, uma parte do medo em desconfiar que nada estava bem e você estava com o mesmo medo que eu, outra parte do meu medo seria desconfiar que tudo estava realmente bem, que minha notícia não tinha afetado em nada e que você se mantinha do mesmo jeito sendo assim um poço de indiferença com meu medo. Eu não sei que parte do meu medo me dóia mais.
Fazendo chacota do meu medo saíram duas lágrimas dos meus olhos, e eu me desespero fácil com choro, você naquela época devia saber muito bem disso, pois eu sempre chorei com facilidade. Eu não soube pra onde olhar com os meus olhos d’água, então eu voltei meu rosto para o chão e isso você notou, mais tarde eu soube que isso era meu gesto que mais dizia “me socorre” e você notou isso antes mesmo de mim.
Olhou mesmo olhos escorridos e com a mesma calma de sempre: “está tudo bem…pois eu não vou deixar você se mudar de mim”, dizer aquilo do jeito que você disse me fez parar de chorar no mesmo momento, mas claro que aquilo não te impediu de esquecer nossos finais de tarde, nossos beijos calmos, não impediu de se casar com outra e mais tarde também não te impediu que você esquecesse de mim.