Ratoeira pega rato?

Vou contar um causo, que aconteceu com o amigo, de um amigo meu.

Pois bem, tinha lá o tal fulano um bar, bem localizado, em frente á uma faculdade.

Um ambiente agradável, alternativo, frequentado por universitários e moradores dos prédios vizinhos ao estabelecimento.

Havia, entre os frequentadores mais assíduos, uma família que gostava demais, de tomar uma geladinha ao final do dia.

Mãe, filho e nora, marcavam presença, e bem quistos eram pelo dono do bar e sua esposa.

Fazia, quase um ano, que clientes eram.

Acontece que aos sábados, rolava uma MPB, um clima agradável, contudo o bar não ficava lotado, apenas uns poucos gatos pingados.

Neste sábado aconteceu o inesperado.

Estavam, em uma mesa, aquela família, o dono de um outro bar e mais duas mulheres.

Em outra mesa, dois amigos conversavam, enquanto partilhavam uma bem geladinha.

E finalmente, em mesa próxima, um homem aparentando uns 25 anos no máximo, chegou, pediu uma dose de wisky, e ficou ali, quieto apenas observando.

Os dois amigos despediram-se, um permaneceu ali sentado só, quando foi convidado pela família assídua a sentar-se junto á eles, o jovem de pronto aceitou o convite, deixou o celular em cima da mesa e para agradar a senhora que tão amavelmente o tratou, convidou-a para dançar.

Dançaram uma única música, mas foi tempo suficiente, para que o celular do rapaz desaparecesse.

Desesperado foi queixar-se com o dono do bar, que muito chateado começou a lhe explicar:

_ Olha moço, aqui nunca sumiu nada não, vamos dar uma olhada por todo local, haveremos de achar seu aparelho celular!

Procuraram por tudo, nada, foi então que o dono do boteco, lembrou-se de que nos banheiros, existia um espaço, tipo um respiro, que dava muito bem para mocar alguma coisa, e não deu outra, entrou no masculino, ergueu o braço, colocou a mão no tal espaço e lá estava o produto do furto, o celular!

Chamou o dono do bar ,sua esposa, e o dono do celular e lhes contou onde e como achou.

A mulher, então falou:

_Vamos dar um geito de pegar o safado, sem precisar acusar ninguém, lembra daquela ratoeira que compramos para pegar o ratinho?

O marido respondeu:

_ Sim, claro, armei várias vezes, mas o bichinho sempre dava um geito de roer o queijo, e nada de ser pego, acho que deve estar estragada.

Então ,a mulher, pegou a ratoeira, seu marido á armou e colocou-a cuidadosamente no espaço, onde o ladrão havia deixado o celular.

Pouco tempo depois, levanta, o tal cliente, aquele que frequentava o estabelecimento há quase um ano, vai até o banheiro, o suspense era grande.

Mal ele adentrou ao mictório, ouviu-se o estalo, foi pego o rato!

Já saiu de lá apanhando o malandro.

Os que estavam presentes, não acreditaram, no que presenciaram.

A ratoeira, que foi comprada, para pegar um simples ratinho, afinal cumpriu seu papel, pegou uma ratazana e das grandes!

A história, se espalhou por toda região, e todo mundo passava pelo tal bar, só para checar se era verdadeira, a coisa da ratoeira.

A, esqueci de contar, sabe o sujeito que chegou, pediu a dose de wisky, ficou sentado á tudo observando, pois bem, o cara era negro, e em tal momento, enquanto todos procuravam, o celular, foi acusado, e pelo próprio ladrão, que tentava á todo custo lhe imputar culpa.

Quando tudo foi resolvido, o celular devolvido, o homem do wisky, chega para a dona do bar e diz:

_ Olha só, eu assisti á tudo, vi quando o malandro pegou o aparelho e escondeu dentro da calça, depois foi ao banheiro e voltou aliviado.

_ Fico feliz, com o plano que armaram, jamais ia acusar o sujeito, mesmo sabendo que era culpado!

Fiquei abismado, nem sei por que ainda fico, o inocente viu o delito do descrente, ficou quieto, não quis acusar, enquanto que o outro, o que roubou, foi o primeiro a acusar o homem, disse ele exatamente assim:

_ O , sou cliente já algum tempo, fico triste por ter acontecido isto, mas olha só, eu acho que foi aquele cara ali, o negro sentado bebendo wisky, têm cara de ladrão!

É, neste mundinho de meu DEUS, tem gente que ainda pensa ser a cor da pele, mérito ou desmérito!

São tão ignorantes, nem ao menos se dão ao trabalho de conhecer a história, sequer ouviram falar, que conceito de raça, foi algo criado lá no século XIX, com intuito de distinguir as pessoas, em raças superiores e inferiores, e que tal aberração, foi depois, utilizada para justificar a escravidão!

Realmente falta cultura, conhecimento e vergonha na cara para alguns muitos!

Julia Lopes Ramos
Enviado por Julia Lopes Ramos em 12/01/2009
Código do texto: T1381332
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.