514 Os midianitas

Os midianitas eram um povo nômade parente dos hebreus ou israelitas, descendente de Midiã, um dos filhos de Abraão com Quetura, sua segunda mulher, que tiveram mais 05 filhos, ou seja, Zinrã, Jocsã, Medã, Jisbaque e Sua. Os filhos de Quetura foram enviados a uma terra distante, longe de Isaque, filho da promessa. Consta que se estabeleceram no noroeste da península Arábica, na margem oriental do golfo de Ácaba no mar Vermelho.

Os midianitas ficaram conhecidos na Bíblia por se associarem a outros povos e adorarem outros deuses, e fazerem oposição ao povo de Israel pela posse de terras e destruírem as suas plantações e matarem os seus animais, como ovelhas, vacas e jumentos. Chegaram até a faixa de Gaza e viviam guerreando com os israelitas todo o tempo junto com os amalequitas e filisteus.

Devido a desobediência dos israelitas ao adorarem outros deuses, Deus permitiu que os midianitas oprimissem os israelitas por 07 anos. Por meio de um anjo, Deus disse a Gideão como vencer o exército dos midianitas, para seus soldados usarem buzinas e lâmpadas para assustá-los, e passaram a lutar entre si e foram derrotados. Por fim, o poderoso exército dos midianitas, foi derrotado por apenas 300 soldados israelitas escolhidos por Deus, e se dispersarem por outras regiões.

Foram os midianitas que venderam José a Potifar, oficial de Faraó, comandante da guarda. E Moisés quando fugiu do Egito ao assassinar um egípcio em defesa de um escravo hebreu foi trabalhar com Jetro, sacerdote midianita e criador de ovelhas, e se casou com Zípora, filha de Jetro, com teve Gérson e Elieser. Jetro foi ao encontro de Moisés no deserto, que se alegrou ao encontrar-se com Zípora e seus dois filhos. Jetro aconselhou Moisés a nomear juízes como auxiliares, e foi embora. Zípora morre nos braços de Moisés, que se casa novamente com uma etíope, e a Bíblia não cita o seu nome.

Goiânia, 11-03-2024

(Do meu livro Minhas histórias, pequenos contos, em revisão)

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 11/03/2024
Reeditado em 11/03/2024
Código do texto: T8017300
Classificação de conteúdo: seguro