Esse no espelho não sou eu

Há muitos anos, cerca de duas décadas aconteceu algo bizarro que me marcou de uma forma que até hoje eu me lembro da sensação de frio na espinha e de estomago apertado.

Aconteceu em um dia qualquer, eu acordei depois de uma noite de sono, me levantei e ao ir ao banheiro comecei a me encarar no espelho, olhei nos meus olhos profundamente e por um segundo ou dois eu não me reconheci.

Assustado eu desviei o olhar, coração acelerado respiração ofegante, medo de me encarar novamente.

A sensação era de que aquela pessoa era uma completa estranha pra mim, apesar de ser eu mesmo.

Comecei então a especular sobre o que então de fato é a realidade.

Será que eu sou uma alma antiga que abruptamente reencarnou nessa pessoa, mas ainda tem um resquício de noção de minha antiga identidade?

Será que o mundo inteiro não passa de uma ilusão muito bem arquitetada para me passar a sensação de que as coisas existem, que as pessoas existem e que eu não sou apenas um cérebro de Boltzmann, flutuando no vácuo por um ínfimo tempo, antes que as flutuações quânticas se colapsem e eu retorne ao nada que era?

Será que existe uma consciência coletiva que nos possui, mas que devido a algum erro ela deixou de agir por alguns segundos, tempo suficiente para eu me desconectar da "colmeia" e me enxergar como um ser individual, afastado dessa grande realidade?

Cético porém, eu me convenci que estava ainda sonolento e que essa estranheza não passou de um lapso de desatenção.

Não sei dizer ao certo que experiência foi essa, só sei que ela as vezes me vem a mente e levanta novamente essa dúvida existencial.

Lipe Souza
Enviado por Lipe Souza em 14/01/2024
Código do texto: T7976598
Classificação de conteúdo: seguro