E agora, mãe?

Depois de atender ao celular e reconhecer a voz da minha mãe, no dia seguinte fui até sua casa. Tinha uns cinco anos ou mais que não encontrava com mamãe, nos falavámos de vez em quando, a vida tem disso, ela junta e ela separa as pessoas.

Pois bem, para minha surpresa, fui recebido muito bem pelos meus irmãos, depois que se separou de papai, mamãe teve dois filhos, gêmeos com o atual marido dela.

Encontrei uma figura abatida, triste e sem ânimo, sentada na varanda, fumando, seu olhar estava perdido e só Deus sabe por onde andavam seus pensamentos.

- Mamãe! Exclamei.

- Costa! Não acredito que você veio me ver.

- Como combinamos, estou aqui, agora você vai levantar dai, tomar um bom banho, fazer uma maquiagem, por uma roupa maravilhosa e vamos passear.

Minha mãe olhou no fundo dos meus olhos e pude ver toda a sua tristeza, mas ela levantou-se e foi fazer o que eu havia falado. Meus irmãos estavam com dez anos e iam para a casa de uma tia deles.

Quando minha mãe saiu do quarto, quase não reconheci aquela mulher, estava linda demais, um brilho maravilhoso.

- Agora sim, essa é a mulher que eu estou acostumado a ver.

- Onde vamos? Mamãe perguntou.

- Vamos passear, ver pessoas, fazer umas compras, almoçar, vamos ter um dia de filho e mãe hoje.

- Filho, você pode esperar alguns minutos até a tia dos meninos vir busca-los?

- Podemos levá-los lá, caso você queira.

- Então vou ligar para ela e avisar que estamos indo deixa-los.

Meus irmãos eram lindos demais, uma fonte de energia que não acabava nunca. Eu tinha pouco contato com eles, mas sempre que podia ligava para falar.

Depois de deixa-los na casa da tia, fomos passear, pude ver que minha mãe estava feliz com aquilo, estava feliz com minha presença, apesar de sentir um pouco de raiva dela, fiz de tudo para que esse dia fosse perfeito.

Fizemos umas compras, mamãe foi ao salão de beleza, eu arrumei meu cabelo e fomos almoçar.

- Costa, estou muito feliz por poder passar esse dia com você, sempre te amei, filho.

- Eu nunca duvidei disso, mamãe, te amo também.

- Te liguei, pois preciso muito da sua ajuda.

- Estou aqui e o que eu puder fazer, com certeza será feito.

- Vou ser direta com você como sempre fui. Algum tempo atrás senti algumas dores, percebi alguns caroços em minha barriga e decidi marcar uma consulta, fiz alguns exames e o médico me encaminhou ao oncologista e quando ele viu os exames fez uma cara que não me agradou.

- Continue mamãe.

- Pois muito bem, fui diagnosticada com câncer e já esta tudo tomado na parte da minha barriga, o médico disse que posso tentar uma cirurgia, mas eu não quero, sei que isso não vai dar certo, comecei o tratamento e quero que me prometa uma coisa.

- Se estiver dentro de minhas possibilidades, eu prometo.

- Sei que não tenho muito tempo de vida, quero que você cuide dos seus irmãos pra mim, que não deixe eles com o pai deles, me prometa Costa.

- O pai deles é um inútil, não cuida nem dele.

- Muito bem, querida mamãe, vamos fazer o seguinte, eu vou me responsabilizar pelos meus irmãos, com toda certeza, nunca que eu deixaria eles, o que eu puder fazer, será feito. Amanhã vamos ao cartório e você vai me nomear tutor legal deles, para que eu possa cuidar deles.

- Com toda certeza isso será feito, meu filho e eu te agradeço do fundo do meu coração, sabia que poderia contar com você e que nunca me deixaria desamparada.

- Então está tudo combinado, agora vamos curtir o nosso dia.

Passamos um dia maravilhoso e no final da tarde, quase anoitecendo, fomos para casa. Levei mamãe para conhecer minha casa, não queria deixa-la sozinha nesse momento.

Ela ficou encantada com minha casa, disse que eu era muito caprichoso e que sempre soube que eu teria sucesso na vida, mas grande parte desse sucesso, eu devo a meus pais que sempre me deram condições de estudar, sempre me apoiaram em tudo que eu queria fazer e fiz questão de deixar isso bem claro para minha mãe, para que ela soubesse que faz parte do meu sucesso.

Dois meses depois do nosso encontro, mamãe faleceu. Foi o dia mais triste da minha vida, chorei muito, passei alguns dias em casa e depois iria resolver as coisas do seu testamento. Meus irmãos estavam sob meus cuidados e eu iria garantir que nada faltasse a eles, o marido de mamãe sumiu no mundo e nunca mais tivemos notícias dele.

No dia marcado para a leitura do testamento de mamãe, pedi que papai fosse junto comigo para me dar uma força, pois estava muito triste ainda, meu pai não negou esse pedido e fomos todos.

Mamãe deixou seus bens que não eram muitos para nós três, porém eu seria o responsável por cuidar de tudo.

Conversei com meus irmãos e decidimos que eles iriam para um internato fora do Brasil, eles até acharam bom, uma aventura, conhecer gente nova, um lugar novo, acho que herdaram isso de mim, pois sempre gostei de uma aventura.

Meu pai ficou muito triste com a morte de mamãe, mas sobreviveu ao luto. Ele ainda a amava e saber que não iria vê-la mais, provocou um impacto muito grande.

Eu me formo agora no fim do ano e vou fazer uma especialização fora do Brasil, descansar um pouco a cabeça também, escolhi a Inglaterra e vou passar alguns anos por lá, meu pai está bem, aproveitando sua aposentadoria e sua namorada, falo com ele toda semana, e a vida é assim, um ciclo, sempre se renovando, sempre para frente.

"Estando no presente, não posso fazer nada pelo futuro".

A C Junior
Enviado por A C Junior em 15/05/2021
Reeditado em 29/08/2023
Código do texto: T7256072
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.