Nem namoro nem amizade
Há uns 15 anos uma moça conhecida sobrinha de meu cunhado através de minha irmã me convidou para sermos padrinhos de casamento do seu tio, em substituição ao seu par que não poderia comparecer. Terminada a cerimônia, ela me agradeceu e foi para um lado e eu para outro. Ela tinha vinte e poucos anos e eu quarenta e poucos.
Depois de alguns anos eu liguei para a minha irmã perguntando se aquela moça continuava solteira, porque estava interessado nela. A minha irmã disse que sim e que marcaria um evento familiar e a convidaria, e que eu poderia tratar com ela pessoalmente. Eu disse, está bom. Então, vamos lá!
Marcamos um encontro numa estância com milhares de pés de jabuticabas e outras atrações. Ela chegou e não me cumprimentou. Então fui até ela e a cumprimentei, sem beijinho no rosto. Chupamos muita jabuticaba, almoçamos, lanchamos e tomamos banho num córrego. Ela passou todo o tempo conversando com meu sobrinho, e não me deu nenhuma brecha para aproximar. Às vezes ela passava por mim apressada parecendo estar muito ocupada. E até pensei em interromper o papo dos dois, mas, achei não ser conveniente.
Já findando o dia, chegou o momento de irmos embora. A minha irmã perguntou se eu poderia dar uma carona para ela. Eu disse, claro que sim. Como já havia prometido dar carona para uma amiga casada com o irmão de meu cunhado, ela se propôs a sentar-se no banco de trás. Não disse uma palavra sequer até chegar um ponto de ônibus de sua preferência: “Aqui para mim está bom, muito obrigada”. E desceu sem se despedir. A minha amiga então disse: “Nossa, que mulher estranha”.
Passados mais alguns anos, fiquei sabendo que ela tinha se convertido numa Igreja Universal, e que tinha pedido para um pastor lhe arrumar um namorado pois precisava ter uma família. Logo ela apareceu em nossas festinhas com um rapaz típico nordestino, ou seja, com aparência, sotaque e maneira de se comportar; e parecia ser gente boa. Ela se mostrava muito feliz ao lado dele. Ficou noiva, casou-se e foi morar em Fortaleza, capital do Ceará.
Goiânia, Goiás, 02-04-2020