As Aparências Enganam

Se a Canoa não Virar

"Fico imensamente entristecido, chateado, vocifero contra o sistema podre humano, pela falta de humanismo de deixar um rato morrer com a boca escancarada cheia de dentes, levado pela enxurrada. Os humanos deveriam saber que lugar das águas de rios, é debaixo das pontes". - nos repentes e duos, cantando entre a limite da loucura e a realidade, Dino soltava essa.

"A honestidade deveria ditar, ser o modelo de beleza; mas não, preferem valorizar e investir na carcaça". - filosofia cotidiana idealizado pelo Advogado dos inválidos.

"As aparências, enganam; mas as atitudes são retratos fiéis do que idealizamos. Assim pensando, sou um idealista convicto, mas acima de meus ideais, está a execução dos mesmos". Idealismo de vida defendido por Paladino.

"Seja você mais coração e nada de carcaças. Criança e político, nem de graça...; pior pagando tributação cara, como eles impõem." - causticidade pensada por Dino, sob alucinação alcoólica.

Paladino, quase por ele mesmo:

Ao ver a criança esgoelando passando pela praça, o cão sarnento que dormia enrolado no rabo esbravejou mostrando os dentes, despertando Paladino; que tirou o corote da boca e em seguida, rosnou: "mamãe, não belisque a criança, mamãe. Ôô mamãe desnaturada, sô! Se bobear dona, puxa do embornal o ECA e com base no regido por leis, processo a senhora".

Andando sempre documentado e com a Bíblia dos Injustiçados no bolso, Dino era benquisto e respeitado pelos amigos de corote, que orgulhavam-se em cacarejar aos quatro cantos, que o amigo conhecedor de direito, era um rábula Dotô Devo Gado. E estava alí para angariar uns clientes e ao mesmo tempo, fazer valer as leis contra os infratores. Em verdade, pode-se afirmar que Paladino é um, irreconhecido paladino moralizador do sistema, trabalhando incansavelmente pela justiça e igualdade; que nunca, jamais foi chamado para fazer parte no Conselho Tutelar do condado Céu Azul dos Nobres.

Estando sóbrio e longe dos amigos, ponderava que no sistema capitalista, o qual ele se considerava um homem de leis, direito e dinheiro, no dia que o novo desse lucro, fosse investimento que desse retorno financeiro, montaria um orfanato. No entanto, estando a trabalho, advogando a justiça e igualdade entre os cidadãos, usava gravata, sapatos e terno velhos. Em contrapartida, Dino, o Dr. Paladino apresentava-se ao Juiz espigado, perfumado, alinhado, sempre impecável. Sóbrio, afinal, segundo ele: responsabilidade é responsabilidade; compromisso social.

Também puderas: estar vestido a caráter no tribunal, é lei imposta pelos justos. Porém, o chateava saber que as águas dos rios estão sobrepondo as pontes, tanto quanto, ele ter que vestir por fora o que não sente por dentro. E para aliviar os pensamentos e subjetividades do cotidiano vistas e a defesa para esses fora de seu alcance, afoga as mágoas do coração num corote de cachaça.

Mas, se a "Canoa não virar" com o dilúvio que tem caído dia após dia no arraial Céu Azul, Dino confia, acredita em seu potencial, que chegará lá.

- Avante Paladino, pois sem Dotô Devo Gado não se faz Justiça".

Menção honrosa que ouve dos amigos, sempre. Aliás, num esforço fora da realidade de qualquer habitante do Planeta, trabalham dia e noite no levante de uns trocados para fazer uma faixa com a inscrição acima, homenageando-o. Que a coleta finde-se hoje; a faixa fique pronta amanhã e a festança em homenagem a Dino, depois de amanhã; pois bem ou mal, a vida passa tal qual uma lufada de vento. Aí quando isso ocorrer e Deus queira que não seja tão breve, ficará apenas as boas obras de quem as praticou na Terra; e Paladino por enquanto é um deles.

- Parabéns Dino. E esperamos que a canoa não aderne, não vire o casco tão cedo, fio de Deus! O Dotô, além de nos representar, nos enobrece; o pouco que somos vistos, deve-se ao humanismo e disposição de seus olhos para nos defender. Nos habeas corpus a nós dispensados, também somos causa nobre!!

No momento da entrega da faixa, está previsto o discurso de abertura com a declamação do parágrafo acima; e para que tudo saia perfeito, como um som do Tim Maia, - amam os irreverentes e ordinários - já estão ensaiando a coreografia para o "Inesquecível Evento Teatral dos Sóbrios", como nominado e divulgado pelos atores. Estão ansiosos pelo dia...

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 11/03/2020
Reeditado em 11/03/2020
Código do texto: T6885420
Classificação de conteúdo: seguro