Seu Augusto nestes anos de muita seca e dificuldado vivendo no nordeste deste país; Uma luz resplandecente no agreste, ele um exemplo de ser humano.---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Seu Gustão acordou bem de manhã e já pronto para resolver os problemas que viria pelo de correr deste dia, imaginem o compromisso de hoje, sua esposa está nos últimos dias de uma gestação, seu Gustão terá que se deslocar até uma localidade ali vizinha na urgência de trazer uma senhora parteira, hoje sua esposa estará trazendo á luz deste mundo mais uma criatura, nascerá uma menina, uma que fará par com um garotinho seu primeiro filhinho que já nascera á três anos, menino paparicado pelas titias, essas moravam ali no sítio bem próximo; fazia divisa com a propriedade de seu Gustão.

Ontem á tardinha o gavião Cauã no galho da velha sucupira cantou a tarde toda, seu Gustão diz que quando esta ave canta em árvore verde e folhuda é prenuncio de muitas farturas e ano de muita chuva no sertão, isso ele dificilmente erra e quando este gavião canta frente á casa de senhora gestante, sinal de que o rebento será do sexo feminino, este sábio senhor vive no sertão, mas de origem indígena, apesar de apartar de seus descendentes quando ainda era menino conseguiu conservar muitos costumes de sua tribo.

Retiraram dali deste ambiente, de perto todas as crianças e animais domésticos, o Neném já estava dando sinal que estava chegando, dona Emília já entrava em trabalho de parto, no momento as ajudantes  apostas, as duas senhoras em volta da parturiente á beira da cama, neste momento muito choros e gemidos neste momento, a parteira mestre recebia esta  criaturinha com mãos abertas em meio ás vermelhidão e choros foram decepados o cordão umbilical, as senhoras ajudantes a pegaram nos braços deram as primeiras atenções com banhos e enxugamentos, deixando esta criança cheirosinha e pronta para encarar esta vida que ganhou de presente.

- Bem que eu disse, é uma menina!...é uma mulherzinha...Eita!!!!...Agora fica um casalzinho... Disse seu Gustão com uma gargalhada de alegria...
Seu Gustão reuniu as senhoras e as crianças e com muitas orações e rezas celebraram a chegada desta menina neném sua filinha com chá, leite quente, broa de milho, bolo de fubá, ainda retirou das caixas que estava bem guardado alguns rojões promoveu aquela salva de fogos anunciando a chegada desta mais nova vivente.

Antonio Herrero Portilho/25/6/2015
Antonio Portilho antherport
Enviado por Antonio Portilho antherport em 24/06/2016
Reeditado em 24/06/2016
Código do texto: T5676964
Classificação de conteúdo: seguro