UM ANO NOVINHO, NOVINHO. 
( Antônio Herrero Portilho) - 30/12/2015.
Der repente me sinto de frente um grande teatro, não sei como isso me aconteceu talvez um sonho, ou quem sabe uma miragem.

A porta estava aberta, eu entrei, deparei com esta sala vazia, não havia ninguém para assistir a qualquer que seja algum espetáculo, procurei me acomodar bem na primeira cadeira da frente ao palco, no momento estava todo iluminado como se fossem exibir algumas cenas, mas, tudo estava deserto, mas mesmo assim aparece um apresentador dizendo como se fossem dirigidas a mim, lógico só eu existia nesta plateia, estes pronunciamento e foi logo dizendo algumas palavras me chamando para que eu subisse ao palco, subi e logo em seguida me mandou sentar em um banquinho de cenário, ficamos nós dois ali diante estas luzes que nos atingia com muita clareza, depois destas apresentações iniciais este meu amigo que se dizia ser o ano de 2015, com muita gentileza e cortesia começou este diálogo:
________________________________________________________________
 
- Eu sou o ano de 2015... Como vai a vida meu jovem? E estes seu 365 dias que lhe dei de presente, que você fez com eles?

- Nem me pergunte meu velho 15, não posso dizer que foi todo esperdiçado, aprendi muito com estes dia nesta vida, quanto mais o tempo passa nós aperfeiçoando nossos proceder e adquirimos mais experiência, á cada 24 horas, procurei acrescentar algo novo em meu aprendizado neste tempo que vai transcorrendo, sabe como é né vocês anos de existências vai marcando nosso tempo e nossa carcaça vai envelhecendo, já estou sentindo dores na coluna, coisa que nunca me incomodou, culpa sua; anos decorrentes.

-Culpa minha?... Será?... Você vê se assume seus erros, seu sujeitinho abestado.
-Sim!!... Você mesmo, ainda bem que está para morrer, eu até já sei a data e a hora de seu falecimento, te conheço dês de janeiro que você começou.

- Eu quando estava pra começar estas longas jornadas destes 365 dias, quando assumi o lugar do 2014, já percebi estes seus modos de ser; Tão reclamão deixe de chororô meu rapaz, se contente com o que tens, caso continue ai com estes seu rabujo vou lhe colocar um ponto final nesta sua vida de insatisfação, ai você não verá nem o 2016 nascer.

- Não faça isso, não sejas tão radical, quero viver mais.

- Então comporte se, não me responda com estupidez, respeite estes meus dias transcorridos que lhe deram muitas lições de vida seu mal agradecido, quantos por do sol maravilhoso você viu nascer, estas auroras me custaram muito caro, um valor incalculável, pense em quadro de Leonardo Da Vinci, aquelas relíquias; dinheiro miúdo comparando a estas tardes esplendorosas que eu 2015 lhe presenteei.
-Ouça aqui seu velho 15, eu não sou um cara infeliz, estou satisfeito como levei estes ano, lógico que vocês me tiraram muitas regalias que eu desfrutava, por exemplo; a minha jovialidade, que coisa linda, eu via o mundo todo belo, delirava com aquelas lindas canções nestes anos 80, eu fui muito forte, saúde perfeita, dava para o gasto, não sentia cansaço em nada, diferente de agora, que já começa aparecer estes sinais de velhice ai começo a ficar preocupado, um dia destes senti um estalo na coluna no momento que me abaixei, ai doeu, felizmente foi só aquela situação repentina, não voltou a repetir, agora está tudo bem... Culpa da idade que você me impôs; imprimiu nestas minhas longas caminhadas.

- Estas suas dores é consequência destas atividades do dia á dia e sua má postura quando se sentas... tudo fica velho, tudo causa desgastes, não tem como você possuir aquela coluna vertebral que você possuía á alguns anos.

- Quando estou aqui diante do computador vejo que minha posição ao sentar pode ser a causa destes meus martírios, nisto eu até concordo com você velho 2015.
-Então, assume que eu falo a verdade.

- Eu fico muito tempo ligado lendo estas notícias que surgem na tela do computador, me indigno com a atitude destes políticos corruptos que cometeram estes prejuízos á nação neste seu tempo transcorrido; nestes 2015, muitas desordens neste seu tempo seu velho, vais se despedir com má impressão, você foi péssimo.

- Esse sujeito é mesmo um cara muito ranzinza, fulano azedo! caramba... Parece que não observa as coisas boas da vida, só reclama, só reclama me respeite seu encruado, nojento, não vê as coisas pelo lado positivo, dê oportunidades para a vida transcorrer naturalmente; fala mal de tudo, da política, da religião, vive ai observando a vida alheia através das redes sociais, cai na real seu sujeitinho, vai tomar banho na soda ô cara.

- Ah Tá senhor 2015, fique o senhor sabendo disso e tenho as minhas convicções, fiz a minha parte, com minhas críticas, respondi os comentários e comentei com palavras sábias; disso eu tenho minhas certezas, até previ algo catastróficos antes que viria acontecer.
- Suas convicções na política a mim não significa nada, quem é você para sair por ai escrevendo estes seus textos falando estas baboseiras?
- Poxa!!... Pegou pesado comigo seu 2015, tenho comigo que meus trabalhos são valiosos, que tenho escritos bons textos, fiquei magoado... Vou tentar fazer melhor.

- Você ainda terá o 2016, para aprender mais, talvez melhore, até quem sabe consiga publicar estes seus livros, Quem sabe?... Caso não venha se apagar no meio desta caminhada, Veremos.
- Tá bom, tá bom meu velho 2015, tomará, mas, sem essa de ficar pela metade desta trajetória, em 2017 estarei lá, certeza!

- Mas diminua um pouco com estas suas escritas, estas enormidades de verborragias, cheias de pronomes desnecessários, faça uns textos mais enxuto, evite estas histórias muito longas, a internet é velocidade e nenhum leitor gosta de ficar muito tempo em cima de um único texto, tudo gira em torno de clicadas rápidas e sendo assim você está pregando para um deserto, evite ficar nestas páginas disseminando este seu veneno maldoso, os leitores não gostam disso, tudo que aconteceu já se previa, basta se informar com as notícias que vai propagando, tanto em meio á política ou qualquer outro assuntos, um fato é decorrente de outro fato, basta a notícia ser verdadeira.

- Espere ai, me aguarde ai um instante, vou sair um pouco do texto, preciso ver o que está acontecendo lá fora, parece que tem uma correria pelas ruas coisa estranha sô, parece que tem uns cachorros granindo e desesperados, que será que está acontecendo?...

- Ai que dor horrível, eu acho que estou me desfalecendo... Vou morrer dentro de alguns dez minutos, tudo está escurecendo em minha volta, minha hora está chegando, ninguém lembra mais de mim, ele está chegando ai, infelizmente tudo se acabará á meus 365 dias, darei meu lugar para o 2016, estes foguetórios me deixa muito triste e apavorado, tal qual estes cães que estão correndo por estas ruas, eles não suportam estes fogos explodindo e ecoando em seus tímpanos caninos.

- feliz ano novo!... Muitas felicidades para todos, que venha um ano de 2016 cheios de realizações.
- Ainda estou ouvindo quase apagando, estou morrendo em meio á tantas festividade, gritarias eufóricas, nesta hora meu nome fica esquecidos, ninguém diz obrigado 2015 pelas minhas prosperidades e tudo que conquistei com muitas lutas e determinação, só sinto muita ingratidão.

FELIZ ANO NOVO, FELIZ ANO DE 2016. MUITAS FELICIDADES PARA
TODOS.
Antonio Portilho antherport
Enviado por Antonio Portilho antherport em 30/12/2015
Reeditado em 16/12/2018
Código do texto: T5495124
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.