Ornitorrinco

Com o inverno chegando, meu nariz já começa a dar sinais, muitos espirros, coriza, fazer o que?

Pensei então consultar um especialista, mas como se chama o médico que trata do nariz? Pensei, pensei e pensei.. - Ah! Ornitorrinco. Fui até o postinho do SUS e marquei uma consulta. Sei que vão dizer que primeiro teria de passar por um médico geral, mas a história é minha, e fui direto na mesma hora atendido.

A médica me olhou e pergunto qual era meu problema. Disse que vim procurar um médico especialista, um ornitorrinco. Ela então me olhou, e com um falso sorriso simpático, pegou a caneta e escreveu num bloquinho, e disse: - Tome aqui o endereço. Lá tem o que procura.

Sai do postinho fiz sinal para um táxi, e uma garotinha que estava do lado de sua mãe disse: Olha mãe! O moço que vem no postinho anda de táxi! Olhei para mãe e tentando me explicar disse: Minha senhora, meu Camaro amarelo, foi confiscado pela PF e agora ando de Táxi. Sabe como a vida é dura! Esta tua filhinha é uma simpatia, depois compro um pedacinho de pizza para ela. Ela me olhou com raiva bateu seu pezinho e disse. Não quero nenhuma pizza. Bem que falei para o papai Noel que não queria aquele presentinho de natal, mas ele insistiu em me dar ações da Petrobras. O que o moço acha estou fazendo aqui também?

Entrei no táxi, e entreguei o papel com o endereço, e disse: toca pra esse lugar.

—Mas em que aeroporto o senhor que ir?

—Ora! Nenhum, só me leva neste endereço.

—Acontece que o lugar que o senhor deseja ir fica na Austrália.

—Austrália! Tem certeza?

—Tenho sim.

Neste caso vou fica no centro.

Como queira, mas a situação no país esta ficado insustentável.

Como assim?

O senhor não assiste ao noticiário na TV?

Não muito.

O homem da antena, sabe de muitas coisas.

Mas o que um antenista sabe tanto sobre a situação político/ econômica?

Não é esse não. Aquele que apresenta o noticiário na TV.

Tá bom é dai?

Meus colegas já não estão recebendo mais em reais?

Recebem em que? Dollar ?

Pode ser, ou em Euros, mas se o senhor tiver alguns tomates aceito como moeda.

Faz o seguinte, retorna que vou ficar no aeroporto internacional.

Chegado lá, comprei a passagem, com escala no Japão. No Japão quis sair um pouco, mas um policial me pergunto o por quê de minha viagem ao Japão. Disse a ele que era só de passagem, e meu destino seria a Austrália. Desconfiado pergunto o que iria fazer na Austrália, com muita paciência e calma, contei que faria uma cirurgia no nariz. - O senhor deve ser artista, e quer ficar mais bonito para os fãs, não é mesmo?

Não! Sou professor do estado.

Em que país?

Do Brasil

Coitado! Pode ir, mas antes só por curiosidade, o nariz de qual artista quer ter?

Ora! Isso é pergunta! Vou lá saber! Bom acho bonito o nariz do Tin Tin.

Bom para quem não sabe, tintim é... aquilo mesmo que estão pensando.

Coitado, salário de professor é tão baixo, que vai ser ator de filme erótico.

De volta ao aeroporto, tomei o voo com destino a Austrália. Chegando lá um outro policial me barrou, perguntando o que iria fazer na Austrália. Disse que teria uma consulta como ornitorrinco.

Como pretende fazer isso?

O nariz não combina com o rosto, sabe! Vou tirar um pedaço.

Sabe que estará infringido as leis da Austrália, e neste caso deverei prendê-lo.

Nossa que leis absurdas vocês têm!

Absurdo é o senhor vim até nosso país para cometer barbaridades.

Barbaridade coisa nenhuma! Saiba que sou professor!

De que lugar?

Brasil!!!

Ah, entendo, neste caso está explicado, e o consulado nos passou a informação de que professores brasileiros estão passando por estresse intenso, e por questões humanitária não deverá ser contrariado. Por favor, seja bem-vindo a Austrália.

O endereço me levou ao Zoológico, lugar estranho para marcar uma consulta, mas como estou na Austrália fui procurando até encontrar uma plaquinha “ornitorrinco”. Ah, era lá mesmo, e os médicos daqui apreciam a natureza, nada de consultórios convencionais. Tentei abrir a portinha, e me apareceu o guarda do Zoo. - Ei! O que estar fazendo!

Eu? Só marcar uma consulta com médico ornitorrinco.

Um engraçadinho? Queira me acompanhar até a saída.

Só saio depois da consulta. Não vim do Brasil a passeio.

Ah o senhor é brasileiro, estou começando a entender. Não vá me dizer que é professor?

Só sim. Como sabe?

Nada não, apenas palpite. Faça o favor de entrar.

Ao entra, bati palmas, assoviei, e nada do médico aparecer. Estava quase desistindo da consulta, e ai apareceu algo muito estranho, não era um pato, nem um castor, só poderia ser ele. Ai fiquei indignado, e pensei. O que é um país de primeiro mundo, não é mesmo?

Enquanto ainda não saímos da colônia, eles já estão conquistando o espaço sideral.

A gente trazendo de fora médicos cubanos, e eles extraterrestres. Um médico extraterrestre, quem diria.

Olhei para ele esperando, pelo menos um cumprimento, mas fico ali ignorando minha presença.

Perdia paciência e logo fui dizendo: - Vim de tão longe, e é assim que me recepciona?

Tirei ele do chão. Fiquei cara a cara, ou melhor a bico, dei-lhe um chacoalhão, e ele partiu para a briga, grudou em meu rosto, arranhando e desfigurando todo meu nariz, e ai eu disse: - Tá bom, não precisa ser tão rápido assim na cirurgia, e sem anestesia. Nunca vi cirurgia tão rápida assim, e logo me levaram numa ambulância para fazer o curativo.

Ali parece ser tudo ao contrário, me deram anestesia depois, que só doía mais ainda antirrábica e antitetânica.

Tomei o avião no dia seguinte, e no Japão por infelicidade encontrei com o mesmo guarda.

- Que bom já fez a operação. Posso ver? Abri com cuidado e ele admirado e rindo da minha cara disse para avisá-lo quando o filme estrear. Realmente fico tin-tin.

Bom, quando voltei já havia terminado a greve dos professores, e na escola logo o diretor me chamou.

Pensei que fosse para dar as boas-vindas ao meu retorno, mas não foi bem isso.

- O senhor com esse nariz, não pode dar mais aulas, isso é uma indecência e atentado ao pudor.

Tentei explicar, mas um aluno meu abri a porta e fico me olhando.

- Olha o professor ficou com o nariz da porca Peppa. Que maneiro!

- Bom, já que os alunos não associaram seu nariz com outra coisa, pode fica, mas não deixe de fazer a barba, se não poderá ficar nítida a semelhança com aquilo, bem já sabe o que.

Minhas aulas a parti dali foi um sucesso, mas depois de uns dias recebi uma intimação de uma revista infantil reclamando seus direitos autorais.

Por Airton Parra Sobreira

airton parra sobreira
Enviado por airton parra sobreira em 29/12/2015
Reeditado em 30/12/2015
Código do texto: T5494460
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.