ESTÓRIAS DOS QUATRO VENTOS: REZAS DE DESPEDIDA

ESTÓRIAS DOS QUATRO VENTOS: REZAS DE DESPEDIDA

Rangel Alves da Costa*

Conto o que me contaram...

Dependendo da cultura, em quase todo lugar a morte é motivo de entristecimento e dor. Alguns povos prestam homenagens com manifestações ritualísticas; outros se despedem do falecido pranteando desde já a saudade; já outros permanecem no silêncio profundo e intimista, cujo lamento somente cada um para poder decifrar.

Mas nas regiões interioranas sertanejas, a morte é acontecimento funesto com ritual muito próprio, principalmente nos rincões onde os laços familiares ainda são muito fortalecidos e os vínculos familiares respeitosos. Nestes locais sente-se a morte, chora-se a morte, reza-se a morte.

Os familiares não, pois estes geralmente ficam recolhidos no seu pranto e no recebimento do conforto dos amigos e vizinhos que chegam. Mas as mulheres que vão chegando para a sentinela, velhas senhoras conhecedoras dos mistérios dos cantos, logo começam a entoar cantigas de encaminhamento da alma.

E ouve-se porta adentro, ecoando pelos arredores entristecidos, as incelenças:

“Uma incelência

Ô mãe amorosa,

Seu filhinho vai morto

Na vida saudosa.

Duas incelências

Ô mãe amorosa,

Seu filhinho vai morto

na vida saudosa.

Três incelenças...”

“Uma incelença,

Entrou no paraíso

Adeus irmão, adeus,

Até o dia do Juízo.

Duas incelenças

Entrou no paraíso

Adeus irmão, adeus,

Até o dia do Juízo.

Três incelenças...”.

E assim a vida despede-se da morte nos sertões de meu Deus. Um canto triste que ecoa até o tamanho da saudade que o defunto deixa. Por isso é que em muitos jamais se apagará nos ouvidos, e principalmente no coração, esse lamento doloroso de ausência.

Poeta e cronista

e-mail: rangel_adv1@hotmail.com

blograngel-sertao.blogspot.com