PLEXO SEM NEXO
- Está tudo acabado!
- Como assim Rui? Entre nós?
- Não Tita! O Mundo, o Mundo!
- Se acalme Rui, do que você está falando?
- Como assim Tita? Das desgraças! Das passeatas! Das sentenças! Das ressacas! O Mundo já era, Tita! Está tudo acabado!
- Rui, você está muito nervoso...
- Nervoso??? Nervoooso??? Será que você não vê? Está na televisão, nos jornais, nos outdoors, nos recados, nas mensagens de promoção das operadoras. Está em todos os lugares! É impossível não ver! Olhe à sua volta Tita! Acabou para nós! Não há mais como reagir!!!
- Rui. Vamos conversar...
- Não quero conversar! Não dá pra conversar. De que adianta conversar se ninguém ouve? Os ouvidos se tornaram meros acessórios, à mercê de peremptórios ilusórios. E os casórios? Perfunctórios!!!...
- Que casórios, Rui?
- ... nada dura, Tita! Tudo é leve, tudo é breve, tudo é neve. As coisas derretem como água. O Mundo, minha querida Tita, o mundo é leviano, um mundo paisano, esse mundo é insano. Eu disse: IN-SA-NO!!!
- Insano está você!
- E os tributos? Os insultos? Os viadutos??? Tudo é sujo! Tudo isso me dá nojo...
- Você bebeu de novo Rui?
- ... você consegue ver? Tudo é superficial demais! Onde está a poesia? A filosofia? A garantia? Cadê minha garantia?...
- Rui. Você está chamando muita atenção.
- ... garantia de vida. Garantida de ida. E também de volta! Me solta!!! Onde está minha garantia de sorte? Garantia de morte? Cadê a garantia?
- Rui, eles estão olhando pra cá...
- ... e a monogamia? Onde está? Ninguém liga mais pra essas coisas, Tita! Esse Mundo está de cabeça pra baixo! Meu grito é rouco, o homem é louco, o recurso é pouco...
- Rui eles....
- ... e o eixo? É um desleixo. E 'inda me queixo...
- Rui...
- E o nexo??? Tudo complexo!!! E o sexo? E O SEXO????? ...
- Ruui....
- ... pro sexo restou o tabu! E o angu? Essas expressões são proféticas... o angu está CHEIO de caroço, Tita! É osso! É o fosso!!
- Ruuii....
- Os impostos, os impostores, as hipotecas, as hepatites, os eparemas, os epicentros...
- Ruuuuiii....
- Os tédios, os remédios, os médiuns, e os baixuns...
- Ruuuuuuuuuiiii...
- E os altuns??? É cada um por si Tita! Um pisando no outro! E a censura? E a fartura?? E a loucura??? E a ternuuura??
- RUUUUUUUUUUUUI!!!!!!.....
- Esqueceram o essencial, Tita! O ósculo e o amplexo... estou perplexo!
- CUIDADO RUUUUUUUUUUUUUUI!!!!!!
Foi a última frase que ouviu Rui antes de uma chinelada certeira o atingir, espalhando um líquido gosmento sob a sandália colorida.
Em tempos de forte censura e repressão, a vida das baratas, realmente, não é nada fácil.