DECIFRANDO O MATEMATIQUÊS

Quarta-feira, dia de aula da matemática.Hoje, por azar dos alunos, eu resolvi que daria quatro períodos da dita disciplina.

Entramos na sala de aula, dei os recados, fiz a chamada e fui corrigir os exercícios da aula anterior.Quintos anos, estão estudando frações.

Milagre!todos tinham feito o tema e acertaram tudo.festa na aula! Maior agito, pois eu comemoro com palmas, assobios...a maior festa. Pior do que aula de matemática, é professora de matemática mal humorada.

Oito horas! Finalmente, comecei a aula propriamente dita! A questão de hoje era divisão de frações!

Exemplos explicados, não sei se bem entendidos estavam.As carinhas poucos diziam sobre isto!

Pensei eu, vou fazer um exercício...Eu havia esquecido de colocar a teoria no quadro negro...Assim, eu escrevi e eles copiaram:

Quando dividimos uma fração por outra, devemos conservar a primeira igual e multiplica-la pelo inverso da segunda.

Os alunos, como boas crianças, copiaram tudo direitinho no caderno.Tudo bem entendido.

Fui aos exercícios.Copiaram direitinho...Tudo uma maravilha!...Hora de resolver!

Nestas alturas, Mansur dormia, Jusiane na parava de conversar.Creio que Luana estivesse escrevendo poesias!

Patrik resolveu perguntar-me: _ Professora Denise, tu podes explicar de novo? Eu não entendi aquilo que está no quadro!

“Aquilo” do quadro era: ½ : ½ = ½ X 2 = 1

Pensei e disse a ele, Patrik eu vou traduzir aquilo que escrevi no quadro assim:

A primeira fração fica igual. O sinal de vezes vira gay porque muda para multiplicação e a segunda fração leva um chute na bunda e vira de cabeça para baixo.

Se Patrik entendeu, eu não sei, mas ele não errou mais o exercício.

Denise