João Meringote, a Donzela e a Serpente

Havia uma pequena cidade tranquila à beira-mar, onde vivia um sapateiro chamado João Meringote. João era conhecido por ser atrapalhado, mas muito bondoso e corajoso. Ele tinha uma pequena loja de sapatos, onde consertava os calçados de todos os moradores.

Naquela cidade, havia também uma bela jovem chamada Maria. Ela era amada por todos por sua gentileza e doçura. Maria vivia com sua mãe em uma casinha simples próxima à praia. Eles frequentavam uma pequena igreja que ficava ali perto, onde rezavam todas as semanas.

No entanto, havia uma lenda assustadora que assombrava a cidade. A cada dez anos, uma serpente gigante surgia do mar e levava uma jovem virgem como sacrifício. Todos na cidade ficavam apavorados com a chegada desse dia, pois ninguém sabia quem seria a próxima vítima.

Certo dia, quando a noite assustadora se aproximava, a cidade ficou tomada pelo medo. Os moradores estavam preocupados com quem seria escolhida pela serpente. Maria, corajosa como era, decidiu que não poderia deixar isso acontecer.

Ela se dirigiu à loja de sapatos de João Meringote e contou sobre a lenda e o perigo iminente. João, com todo o seu atrapalho, se ofereceu para ajudar. Ele teve uma ideia: atrair a serpente para dentro da pequena igreja e, então, trancar as portas para que ela não pudesse escapar.

Na noite escura, Maria e João foram até a praia, onde a serpente aparecia a cada dez anos. Eles aguardaram ansiosamente, e, como previsto, a serpente gigante emergiu das águas profundas. Seu olhar sinistro fazia todos tremerem.

Com uma mistura de coragem e tontura, João Meringote começou a dançar e pular, fazendo barulho e chamando a atenção da serpente. A criatura ficou curiosa com os movimentos atrapalhados do sapateiro e começou a segui-lo em direção à igreja.

Enquanto a serpente avançava, João e Maria corriam em direção à pequena igreja. Eles entraram rapidamente e trancaram as portas atrás deles, deixando a serpente presa dentro do prédio sagrado.

João, mesmo com toda a sua atrapalhada natureza, encontrou uma espada de um antigo altar e, com um golpe valente, derrotou a serpente gigante. A cidade finalmente estava livre desse terrível ciclo de sacrifícios.

Os moradores, ao ouvirem a notícia, se reuniram em frente à igreja, felizes e aliviados. A coragem e a perspicácia de João Meringote salvaram a todos. O sapateiro atrapalhado se tornou um herói na cidade, e todos passaram a valorizar ainda mais sua bondade e generosidade.

A partir desse dia, a cidade permaneceu em paz, sem mais medo das serpentes ou sacrifícios. João Meringote continuou consertando sapatos, mas agora era conhecido como o "sapateiro herói". E Maria, a bela jovem virgem, encontrou em João um amigo leal e corajoso.

E assim, a cidade à beira-mar viveu feliz para sempre, lembrando-se sempre do dia em que João Meringote enfrentou seus medos e trouxe a paz para todos. Eles aprenderam que, com coragem e solidariedade, qualquer desafio pode ser superado.

Augustus Bragança de Lucena
Enviado por Augustus Bragança de Lucena em 13/06/2023
Reeditado em 14/06/2023
Código do texto: T7813048
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.