Imagem do Google         

 

Maluzinha: uma negociante muito esperta!

 

Maluzinha é uma menina precoce, em todos os sentidos. Balbuciou as primeiras palavras perto dos 10 meses (a média das crianças chega a 12). Aos 9, enfileirava sozinha os primeiros passos, com desenvoltura e agilidade. 

 

E, se a evolução motora foi muito rápida, mais espantoso o desenvolvimento cognitivo: sempre a primeira da turma, desde o maternalzinho, deixando professores boquiabertos com lampejos de vivacidade e inteligência. Pouco mais de 04 anos, a guria lia as primeiras historinhas infantis — premiada como a criança mais assídua à biblioteca da escola. 

 

Entretanto... uma situação deixava os pais preocupados. Aos 05 anos, a menina ainda não havia abandonado a 'chupeta'. Somente conseguia dormir, sugando gulosamente o bico da chucha. A boquinha estralava longe, com a 'pepeta' enroscada na língua, possibilitando noites tranquilas e repousantes. Por outro lado, prejudicava a estrutura da sua dentição.

 

Todas as tentativas para a retirada se mostraram inócuas. Nada de resultados. Durante o dia, tudo bem... a menina até esquecia. À noite somente conseguia dormir com a 'pepeta' na boca. Caso contrário, ninguém mais na casa tinha sossego. A choradeira chegava aos vizinhos e os pais sucumbiam à vontade de Malu.

 

Uma quinta-feira, mês de maio... bastante apoquentado, o pai provocou conversa definitiva com a menina:

 

____ O que quer pra dá sua chupeta?

____ Hummm... Uma bicicleta, igual a da prima Lulu!

____ Malu... você teve 01 festão de aniversário, há pouco mais de mês! Ganhou um mundo de presentes! E, ainda quer uma bike nova? 

____ Pois, não dô minha pepeta!

____ Ok... você venceu! Pra sossego de todos nesta casa, amanhã trarei sua bike nova!

____ Obaaaa! Eu dô minha pepeta!

 

No dia seguinte... ao chegar do trabalho, retirou do bagageiro a bike nova, tão sonhada pela filha — ainda, embalada em papel de presente.

 

____ Olha, dona Malu! Veja sua bike... igual a da Lulu!

____ Obaaaa! Vô andá na minha bike nova!

____ Pois, vá pegá sua chupeta! Quero ela aqui em minhas mãos!

  

O pai montou a bike, observado pela ansiosa Malu. Deixou as rodinhas de suporte, com receio da menina cair. Logo... ela percorria a casa inteira: a felicidade estampada em seus olhinhos infantis.

 

Algum tempo depois, a mãe chamou-a.

 

____ Filha... brincou muito! Amanhã terá o dia todo pra passear em sua bike nova! Tá na hora do lanche... depois dormir!

 

Nos braços, Malu foi levada ao seu quarto. A mãe cobriu-a com edredom, beijando carinhosamente suas bochechas rosadas. Em seguida, apagou a luz ambiente e acendeu o abaju da cabeceira. 

 

O casal estava aliviado: finalmente... 'ela' deixaria a inoportuna 'pepeta'. 

 

____ Gastamos um pouco... mas, deu certo! Valeu a pena! (o pai)

____ Maluzinha é dura na queda... ganhamos essa guerra! (a mãe... sorrindo)

 

Foram assistir tv e planejar o fim de semana em família. Mais tarde, a diligente mamãe foi monitorar o sono da menina, sem a famosa chupeta. E, para sua surpresa...

 

____ Malu... Malu... não trocou sua pepeta pela bike nova? Como tá com 01 na boca agora? (sacudindo a garotinha)

____ Ahh, a bike nova foi por aquela pepeta rosa... tô é com a pepeta azul! Entendeu, mãe? (Malu... bem sonolenta)

 

Antônio NT
Enviado por Antônio NT em 06/01/2023
Reeditado em 13/01/2024
Código do texto: T7688402
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.