Uma árvore para Yoshiaki

Na vila onde nasceu Yoshiaki, era tradição toda criança ao nascer ganhar uma árvore de presente, uma mudinha de espécie nativa da região, e que fosse plantada por alguém que apadrinhasse o bebê recém-nascido.

No entanto, talvez por distração de seus pais, Yoshiaki não recebeu de ninguém esse presente! E o menino foi crescendo, crescendo cada vez mais depressa, e nada de ganhar a sua árvore. Ele via seus amiguinhos da vila visitar e cuidar de suas árvores no grande Bosque da Prosperidade, mas ele mesmo não tinha nenhuma árvore para cuidar.

Um dia Fumiko, amiguinha de Yoshiaki, o encontrou chorando à beira do riacho e lhe perguntou:

_ Porque você está chorando Yoshiaki? Me conta! Alguém machucou você?

_ Não Fumiko! Estou chorando porque eu sou muito pobre. Todos as crianças da vila são ricas porque possuem uma árvore e a prosperidade está com todas elas, inclusive com você. Mas eu não tenho nenhuma árvore! Ninguém me presenteou com uma árvore!

_ Então é por isso que você está chorando?! Não precisa mais chorar, porque a minha árvore pode ser sua também. Nós dois cuidaremos dela juntos.

_ Fumiko, acho que você é a minha alma gêmea! E quando eu crescer vou me casar com você. Você aceita se casar comigo quando a gente for bem grande o suficiente para ser feliz?

_ Claro que aceito, Yoshiaki! E nós vamos plantar juntos um bosque inteiro de árvores!

Yoshiaki nunca mais chorou por não ter tido um padrinho que lhe desse uma árvore, pois Fumiko compartilhou a árvore dela com ele. Para ele, o gesto de Fumiko mostrava que ela tinha um coração muito generoso.

Rozilda Euzebio Costa