COLCHA DE RETALHOS NATALINA🎄🎅🙏 (agradeço ao poeta Sezar Kosta, que com um comentário me inspirou, Recantistas vão se achar por aqui)
Mardielli, Iolandinha Pinheiro e Lélia Angélica eram primas e amantes de animais🐈🐕🐦, tinham por hábito, guardar dois retângulos dos tecidos de lençóis descartados, retalhos de roupas feitas em casa, de roupas velhas que já não servem para doação e, todos os meses se reuniam com amigos e vizinhos que agiam da mesma forma, para confeccionar colchas de retalhos para doar no Natal🎄🎅🙏🕊️ para crianças.
Norma Aparecida e Juli Lima, eram apaixonadas por flores🌼🌹🍀🌺🌻, então, o povo dividia os seus retalhos por todas as colchas, para que todas tivessem flores. Elas também bordavam orações📚📿🙏🌿, no barreado das bainhas das colchas, gratidão, fé e espiritualidade sempre presentes.
Sezar Kosta, o irmão Cândio Domingues e os primos dilsonpoeta e Antônio Jadel, moravam num casarão no final da rua e, as suas contribuições eram focadas em tons de azul, como eram atletas 🏃🏃♂️pela saúde, corriam pelas ruas divulgando e recolhendo contribuições em tecidos.
As amigas Cristina Gaspar e Flör dö Mär, amavam verdes e águas muitas🗻🌊⛲🏖️💦, os retângulos delas davam um ar de praias, lagos, rios e cachoeiras às colchas.
Lumah que morava perto de praia, colecionava tecidos em tons terrosos e, alguns tinham desenhos de muitos chapéus👒, eram lindos. Luna Mia, Lia Fátima e Nádia Gonçalves, curtiam paz e tranquilidade, os retalhos dessas vizinhas focavam em luar🌝🌜🌛🌕🌓🌴🌲🌰🌱, sofás, redes, varandas cheias de plantas verdes, a Natureza brilhava ainda mais, quando recebiam pelos Correios de Antônio Albuquerque, um grande amigo de Manaus, retalhos maravilhosos focados em lendas indígenas.
Moacir Rodrigues, mandava imprimir os seus acrósticos natalinos🎅🎄, sobre retângulos de tecido vermelho, branco ou amarelo. As costureiras tentavam colocá-los em todas as colchas.
As divertidas e doces moradoras da casa 12 (um tipo de pensionato), as irmãs Patricia Justino, Irlene Chagase, as colegas Leti Ribeiro e Marthamaria, amavam sorvetes🍨🍦, quase todas as saias, calças jeans ou blusas leves que elas tinham, eram detalhadas nos sorvetes de casquinha, sundaes e picolés, tudo muito colorido, mas, levemente salpicados no tecido, nada de exagerado, era fofo de ver. Então, os retalhos agregavam, ainda mais alegria à colcha.
Ferreira Estevão, amigo de Lisboa, escritor, desenhista e pintor, enviava retalhos de fundo cor branca offwhite, onde pintava árvores de Natal🎅🎄, gorros vermelhos de Noel e, as amigas There Valio e LuisaZacarias, bordavam maravilhosas guirlandas, lindos de viver.
LuciaLms e suas colegas de carteado e jardinagem🌼🌹🍀🌺🌻🌱🌲, Uma Mulher Um Poema, Aila Brito, Verdana Verdannis e Mary Jun, roubavam a atenção dos colegas do clube de leitura📚, Poeta Olavo e os amigos Antônio Souza, Silvanio Alves, Takinho, Kid Verso e Aldrin Félix e, eles criavam desenhos lindos de velas natalinas, que o grupo todo se dividia e, mandava imprimir em tecidos lisos, depois a exímia poetisa Yeyé Braga, com a mesma delicadeza lírica, como criava as suas composições, cortava os retângulos e aplicava nas colchas, uma beleza.
O poeta José Corrêa Martins Filho, a esposa Ana, os colegas Ana Pujol e Roberto Jun, marido da Mary Jun, Esther Lessa e os Chicos Chagoso e o Góis, gravavam canções natalinas 🎄🎙️🎼🎵🎅🎶bem conhecidas, colocavam num pendrive e, eles se multiplicavam com uma vaquinha solidária e, cada abrigo, orfanato ou casa de apoio infantil, que recebiam as colchas, também recebiam um pendrive. A intenção era conceder um pouco de alegria e atenção às crianças, que só queriam carinho.
Sempre que possível, os amigos de sinuca, bocha e boa prosa, que formavam quase que uma confraria solidária, pois os seus corações abrigavam muita gente, Walmor Zimerman, Arnor Milton, Erasmo Shallkytton, Elie Mathias, Joel de Sá, Joilson Pessanha, Charles Lima, Edimilson Celso, Marcus Rios, Barret, Alberto Valença, Paulo Miranda, Trovador das Alterosas e Zédio Alvarez, se reuniram na Praça da Bondade, que ficava próximo às suas residências e, resolveram juntar um pouco de dindin💰💰 de cada um e, de quem mais ligados às colchas pudessem participar, para comprar biscoitos recheados, caixinhas de leite achocolatado, bonecas de pano, bolas, quebra-cabecas e boliches infantis de madeira, enfeites e almofadas natalinas para doar junto.
A felicidade que esse povo todo provocava, só não era maior, do que se ter consciência da presença de Cristo em suas ações.
Colchas de retalhos de Natal🎄🎅🙏🙌, perfumadas de amor, com trilhas sonoras gravadas por amigos, com carinhos para estômago, brinquedos abrindo sorrisos😉😀😃 e, com a gratidão espelhada nos olhinhos das crianças, tudo era felicidade🤩☺️.