QUEM ERA AQUELA SENHORA...
QUEM ERA AQUELA SENHORA...
HÁ UM GRANDE TRECHO DE MINHA INFÂNCIA QUE PERMANE ENTRE BRUMAS. NÃO SEI. PARECE QUE NÃO QUERO ABRIR A CAIXA DO CORAÇÃO...
NO ENTANTO, QUANTO MAIS A VELHICE SE INSTALA MAIS ALGUNS FRAGMENTOS PARECEM NÍTIDOS OU TIRADOS DA NÉVOA DO PASSADO. DIZEM QUE NÃO SE DEVE OLHAR PARA ELE. MAS, LÁ ESTAO OS SEGREDOS DO HOJE E O POSSÍVEL CONSERTO DO AMANHÃ.
MUITO TEMPO PASSAVA SOZINHA, DEPOIS DA MORTE DE MEU PAI. MINHA MÃE - COM FORÇAS TIRADAS DO SEU CORAÇÃO EM FERIDA - CUIDAVA DE TRAZÊ-LO À ÚLTIMA MORADA NA ALDEIA, DEPOIS QUE MORREU EM COIMBRA.
EU TINHA CINCO PARA SEIS ANOS... SABIA QUE A TEMPESTADE HAVIA DESABADO SOBRE OS POUCOS ANOS FELIZES. SEMPRE,PORÉM, OCUPAVA-ME COM MINHA PEQUENA VASSOUR DE "GIESTA" E DEIXAVA A IMENSA VARANDA DA CASA DE PEDRA UM PRIMOR...
DEPOIS, COLOCAVA - COMO PODIA - COMIDA AOS ANIMAIS, POIS IRMÃO COMEÇARA A TRABALHAR DEPOIS DA ESCOLA.
ACONTECE QUE ASSIM QUE EU TERMINAVA DE VARRER A VARANDA, INSTALAVA-SE EM UMA CADEIRA DE BALANÇO QUE DAVA PARA O CAMINHO DE PEDRA UM ESTRANHA SENHORA QUE EU NÃO CONHECIA.
EU PERGUNTEI QUEM ERA MUITAS VEZES. SEMPRE OUVIA A MESMA RESPOSTA:
-CRIANÇA, TU VAIS PRECISAR DE MIM.
ESSAS PALAVRAS REPETIDAS DEZENAS DE VEZES, EU A NINGUÉM AS DIZIA MINHA MÃE, MAL A VIA E MEU IRMÃO SEMPRE COM LÁGRIMAS NOS OLHOS, DIZIA QUE EU DE NADA SABIA. CONTUDO, O SENITDO DA MORTE DE MEU PAI EU COMPREENDIA... UM JEITO MUITO ESTRANHO... MAS COMPREENDIA...
EU TINHA UMA PORÇÃO POR PARTE DE PAI E SEMPRE QUE ALGUM ME VIA NA VARANDA, ZOMBAVA:
- LÁ ESTÁ A PEQUENA BASTARDINHA. PENSA QUE VAI GANHAR ALGUMA COISA. NAQUELA ÉPOCA, EU NÃO SABIA O QUE SIGNIFICAVA BASTARDA. TENTEI INDAGAR DE MEU IRMÃO E A RESPOSTA FORAM LÁGRIMAS.
ATÉ QUE UM DIA, A ALDEIA ESTAVA AGITADA. TODOS À PORTA. MAS, NÃO ERA UMA FESTA. ERA UM ENTERRO.
MEU PAI VOLTAVA, JÁ NO CAIXÃO,PARA A TERRA.
EU CORRI PARA A RUA - ANTES DE IR, REPAREI NA SENHORA JÁ INSTALADA NA CADEIRA DE ONDE TUDO VIA.
EU TENTEI SEGUIR AQUELE CORTEJO. FUI ESCORRAÇADA PELO MEUS OUTROS IRMÃOS. ATÉ O PADRE PEDIU QUE EU VOLTASSE PARA CASA. AFINAL, MINHA MÃE NÃO SE CASARA COM MEU PAI.
SEM ENTENDER NADA,MAS CHORANDO MUITO SUBI AS ESCADAS E PODIA OUVIR MINHA MÃE AOS PRANTOS NO QUARTO. ENUANTO ISSO, AQUELA SENHORA PEGOU-ME NO COLO NÃO SEI POR QUANTAS HORAS E SÓ DIZIA:
- CALMA, MINHA CRIANÇA.ELE VELARÁ POR TI DE ONDE ESTÁ. NUNCA ESQUEÇAS DISSO.ALI FIQUEI, COBERTA POR UMA MANTA EM QUE ELA MEAGASALHOU, ENQUANTO O VOZERIA IA SE DILUINDO EM DIREÇÃO AO CEMITÉRIO.
CREIO QUE, NAQUELA CADEIRA, FIQUEI A NOITE INTEIRA.
DE MANHÃ, MINHA MÃE COM O ROSTO FEITO SÓ DE SOFRIMENTO, VEIO BUSCAR-ME E PERGUNTOU A RAZÃO DE QUE ESTAR ALI.
- MÃE, AQUELA SENHORA FEZ-ME ADORMECER.
ELA NADA ENTENDEU.
EU TAMBÉM NÃO PORQUE NÃO SEI QUEM ERA E ELA NUNCA MAIS APARECEU.
POR FOTOGRAFIAS MUITO ESCASSAS, CREIO QUE ERA MARIA DOS ANJOS, UMA DE MINHAS AVÓS FALECIDAS. EU NÃO CONHECI NENHUMA EM VIDA.