QUAL O PREÇO DA MESQUINHEZ?

HÁ PESSOAS QUE , PELO ESTRANHO PROCEDER, MAIS PARECEM AVES DE RAPINA E, PARA ANGARIAR BENS MATERIAIS, AVIDA NÃO PASSA DE UM JOGO DE VALE TUDO. NA VERDADE, A ALMA DESSES SERES DEVE TER EMUDECIDO, COMO HERDEIROS FAVORITOS DA MESQUINHEZ.

HAVIA, EM CERTA PEQUENINA CIDADE DO INTERIOR DO MARANHÃO, UM HOMEM QUE TINHA SIDO EXTREMAMENTE POBRE. TINHA VIVIDO DE RESTOS. NO ENTANTO, DE ALGUMA FORMA, APRENDERA UM POUCO DE MEDICINA E TINHA UMA SALETA SEMPRE ABERTA, NA QUAL, DIARIAMENTE, ATENDIA DEZENAS DE POBRES PESSOAS QUE, POR NÃO TEREM ESCOLHA, A ELE SE DIRIGIAM. DIZEM QUE - CERTA VEZ – CHEGOU A AMPUTAR UMA PERNA E NÃO HOUVE INFECÇÃO, O QUE LHE CRIOU MAIS CREDIBILIDADE. NESSA ÉPOCA, ESSE HOMEM, QUE SE FAZIA DE MÉDICO - MAS LONGE ESTAVA DE FAZER O BEM, JÁ ERA DONO DE MAIS DE 27 CASINHAS E VIVIA BEM. ALÉM DISSO, AINDA EXPLORAVA O POVO. COBRAVA A CONSULTA – QUE, PARA ELE ERA POPULAR, E TUDO QUE RECEITAVA ERA COBRADO. DE MOEDA EM MOEDA, EXTERMINOU A POBREZA DA VIDA DELE E ESCONDEU SOB O TAPETE TÓXICO DO CORAÇÃO O QUE HÁ DE MAIS PODRE NO CORAÇÃO HUMANO.

AQUELE HOMEM – JÁ EM UM PROCESSO ACELERADO DO TEMPO – FAZIA DE CADA CENTAVO QUE RECEBIA UM MANJAR, E, EM SEGREGO - QUEM SABE – LAMBIA OS BEIÇOS, COMO SE ESTIVESSE PARTICIPANDO DE UMA REFEIÇÃO, LIMPANDO OS DEDOS EM GUARDANAPOS DE CETIM.

CONTA-SE QUE, CERTO DIA, UMA PESSOA BEM CARENTE O PROCUROU, QUEIXANDO-SE DE CONTINUA DOR DE CABEÇA. ELE FEZ O INTERROGATÓRIO DE SEMPRE E O HOMEM DISSE: - AGORA, EU NÃO ESTOU COM DOR DE CABEÇA. - ENTÃO, TOME ESTE “MELHORAL” (NAQUELE TEMPO ERA O MAIS CONHECIDO). CUSTA TANTO, MAS SO O TOME QUANDO TIVER DOR DE CABEÇA.

- MAS, DOUTOR, EU ESTO SEM DINHEIRO PARA NADA. O SENHOR VAI COBRAR UM COMPRIMIDO.

- MEU AMIGO, NADA É DE GRAÇA NA VIDA.

O PACIENTE RESPONDEU

- SIM, DOUTOR, NADA É DE GRAÇA NA VIDA. O SENHOR NÃO SABE QUEM EU SOU. EU VIM EM BUSCA DE HUMANIDADE, PENSANDO QUE SEU CORAÇÃO NÃO ERA DE GRANITO. O SENHOR PERPETUOU O ABISMO. EM CADA PINGO DO MEU SUOR, POIS ANDEI DUAS HORAS PARA CHEGAR AQUI, ESTÁ MISTURADO O SAL DA TERRA E – PODE ACREDITAR – ADUBADO COM PEDAÇOS DA CRUZ QUE, DORAVANTE, SERÁ SUA. E CONTINUOU: - CADA PINGO CHORADO DO ROSTO DOS QUE OS PROCURARAM, SERÁ TAMBÉM A SUA RUÍNA.

- É TARDE. É CHEGADA A HORA DO ESPÓLIO DO INFINITO.  TENHO PRESSA. O SENHOR VERÁ, NAS SUAS VEIAS CANSADAS, ESCORRER O SANGUE DE QUANTOS EXPLOROU E PERDERÁ TUDO. A RIGOR, O SENHOR NUNCA TEVE NADA.

AO VER A MORTE SENDO ANUNCIADA POR AQUELE HOMEM – COMO AVE DE MAU-AGOURO, PERDEU O BRIO E EXPULSOU O PACIENTE DO CONSULTÓRIO, BATENDO A PORTA ATRÁS DE SI E NÃO ATENDEU MAIS NINGUÉM.

O HOMEM SAIU E AINDA DISSE:

- O ÚNICO BEM REALMENTE SEU É O SINAL DA CRUZ E, TALVEZ, POSSA, AINDA, EVITAR ALGUMA COISA.

NO ENTANTO, A PARTIR DAQUELE DIA, UMA A UMA, AS CASAS DAQUELE MÉDICO DE MENTIRA CONSUMIRAM-SE NO FOGO. NÃO SOBROU UMA, TAMPOUCO AQUELA EM QUE ELE MORAVA. AQUELE HOMEM NÃO ERA MÉDICO . DAS PROFUNDEZAS VEIO O ARAUTO DA INDIGNAÇÃO, COM SUA MISSÃO DE FALAR PELOS INÚMEROS SACRIFICADOS QUE NADA FALAVAM, MAS BRADAVAM POR JUSTIÇA.
Luandro
Enviado por Luandro em 09/08/2017
Reeditado em 12/08/2017
Código do texto: T6078559
Classificação de conteúdo: seguro