SOMBRAS SOBRE OS TELHADOS (amigos Recantistas vão se encontrar por aqui)🎄🎅🦌🎼🎁🌿🕊️🔔

 

 

A família Jun, Roberto e Mary, se mudaram para uma área de casas em em Hudson Valley, ao norte de Nova York, onde a paz e a tranquilidade reinava e, o Natal com neve seria diferente e aconchegante. Os vizinhos amavam o Natal e, as decorações estavam deixando a paisagem em torno das casas, maravilhosa. Logo que chegaram, hastearam a bandeira dos EUA 🇺🇲ao lado da bandeira do Brasil🇧🇷. Decoraram a casa com algumas coisas da família dentro do tema, levaram na mudança pra lá e, com um belo e interessante garimpo pelas lojas de decoração popular, decoraram a frente da casa e o jardim, como se já morassem por lá há anos, até os seus bichinhos de estimação🐶😸 amaram, ficou tudo lindo.

 

Já conheciam um pouco da cultura do lugar, já eram aposentados e mudar a vida pra lá, depois do cinquenta anos era um sonho que vinha sendo bem planejado, então, foi tranquila a adaptação. Para se apresentarem aos vizinhos mais próximos, eles dois prepararam coxinhas de frango tamanho coquetel, fizeram torta de banana🍌 com canela e bolo caramelado invertido de pêssegos🍑. Fizeram tudo de forma que as cinco casas mais próximas à residência deles, recebessem uma travessa de bambu, com dez coxinhas de frango, uma tortinha de 15 cm quinze e um pedaço de mais ou menos uns 20 cm do bolo, cobriram com uma toalha maleável de papel decorado com motivos natalinos. Assim que ficou tudo pronto por volta de cinco e meia da tarde, bateram nas portas dos seus vizinhos, se apresentaram rapidamente e, foram bem recebidos por eles, alguns mais jovens, outros mais maduros, mas, os rostos eram afáveis e sorridentes. Voltaram pra casa para jantar com alegria no coração, acreditando que fizeram uma boa escolha, para o novo lugar de moradia. O cão Oscar e o gato Dom, estavam amando correr na neve e brincar, entre as moitas e enfeites de Natal no jardim.

 

Em tempo, para saber...

 

A casa deles era a de número 26, se apresentaram primeiro aos vizinhos da casa 28, Ferreira Estevão que morava sozinho com a gata Eva, que logo se deu bem com o Dom e, recebia lambidas e corridas do Oscar. Ele era português e avô. Os seus netinhos passavam o Natal🎄🎅 junto com os pais e ele. Quando os Jun's chegaram, ele estava só com Eva, porque os meninos foram conhecer uma nova loja de brinquedos, em Nova York🗽. Ele foi muito agradável com eles, agradecendo os quitutes de apresentação.

 

Depois foram pra casa 25, onde moravam dois amigos conhecidos escritores de terror, Iolandinha Pinheiro e Luiz Cláudio Santos, mas, que pessoalmente eram simpáticos e interessantes, tinham cães e gatos mais reservados, exceto o Ralph, um cãozinho mais serelepe,  que adorava dar caminhadas com a sua dona. Já no quintal atrás da casa deles, tinham duas cabras, cujo leite o Luiz Cláudio usava pra fazer um queijinho especial huimmm! Até entregou um pedaço para Roberto e Mary no dia seguinte, bem gostoso. Só a decoração de Natal deles, misturava Natal 🤶e Halloween 🕸️🕷️🤣😂 verdadeiramente eles eram fãs do tema de escrita, ao qual se dedicavam.

 

A casa 27, da vizinha Norma Aparecida Silveira de Morais, era absurdamente florida🌻🌺🍀🌹🌼🌿🌸, de uma beleza incrível, como decoração de Natal, ela usou luzes à beça, um boneco de neve enorme no jardim e, um presépio grande na varanda. Ela estava com visitas para as festas, eram os amigos Lumah e o filho 'gato' 😺 Luiz Antônio, eles estavam no jardim quando os Jun's chegaram, por acaso eram brasileiros e foi uma alegria a recepção. O filho gato da Lumah, entrou rapidinho e, logo trouxe copos pequenos com caipirinha e a sua receita maravilhosa, de suspiros vermelhos de cereja...huumm! Que delícia. Norma Aparecida ria, curtiu junto e abençoou todo mundo, quando os novos vizinhos se despediram.

 

Roberto e Mary chegaram juntos da porta da casa 29 e foram recebidos com abraços múltiplos, onde mãos masculinas e sorrisos simpáticos traziam canecas de cerveja🍻e, pasmem...quem estava alugando aquela casa eram amigos do Brasil🇧🇷, que quando descobriram a mudança, sem que eles soubessem, combinaram de alugar a casa que estava disponível, só para passarem juntos o Natal🎄🎅🛐 e o Ano Novo🥂🎇🗽. Foram risos e lágrimas pra todos os lados, muito amor fraternal envolvido.

 

Os amigos que estavam na casa 28, eram Luna Mia e a neta mais velha, Moacir Rodrigues e a esposa, Antônio Jadel e a filha, Nádia Gonçalves e o marido, pegaram sobras da decoração de Natal dos Jun's, Moacir e Jadel foram comprar uma árvore de Natal, já com enfeites e, para trazer peru 🦃, tender🍠, pernil e um monte de coisas de mercado, como tortas, frutas🍑🍎🍇🍋🍊🍓, legumes🥒🍆🍅🥔🥕🌽, gulodices como sorvetes, chocolate, Donuts 🍫🍩🍦 etc...vinhos🍷, champanhes, cervejas, sucos, água e refrigerantes, tudo listado pelas mulheres. Reserva para o período das festas. A noite dos Jun's foi prazerosa. Cada um em seus cantinhos, dormiram os sonhos dos justos, como se diz no Brasil.

 

Semana incrível, outros vizinhos iam se inteirando uns dos outros, o churrasco num Sábado antes do Natal, aromatizou a rua e, os Jun's convidaram outros vizinhos, todo mundo foi trazendo alguma coisa pra colaborar, exceto as carnes, salsichas e linguiças, que ficaram por conta dos brasileiros. Até algumas cadeiras das casas, foram parar no jardim dos Jun's, eles estavam muito felizes. 

 

A noite de Natal estava fria e com neve☃️, novidade para muitos dos brasileiros, só que Jadel, Lumah e Luna Mia estavam arrumando na cozinha, a louça dos Jun's, que seria utilizada na comemoração🎄, pelas janelas viram umas sombras sobre o telhado da casa 28 e, por tudo acreditaram ser o trenó do Papai Noel 🎅passando, riram 🤣😜😂muito, pois o reencontro da surpresa aos amigos, estava mexendo de verdade com a imaginação deles. Só que lá pelas seis da tarde, Moacir Rodrigues, Roberto e Mary Jun também contaram rindo🤣😜😂 terem visto as mesmas sombras. Aí a curiosidade mista de alegria natalina, levou todo mundo para o jardim.

 

Lá descobriram que Nádia Gonçalves e o marido, estavam escondidos, ambos bem agasalhados, projetando imagens cinzentas, do contorno de um trenó. As pessoas que estavam nas casas viram e se abraçaram. O Natal 🎅☃️🎄🙏❄️ chegou mais cedo, abençoado e feliz naquela noite americana.

 

Cristina Gaspar
Enviado por Cristina Gaspar em 01/11/2024
Reeditado em 06/11/2024
Código do texto: T8187132
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.