A VELHA POEIRA DE UTAH NUTRE OS NOVOS DUELOS (faroeste com recantistas)

 

Os anos dois mil gritando nos dormentes modernos da estrada de ferro, os vagões passeiam pra lá e pra cá, cheio de novidades, a pavimentação da Cidade tem cor de concreto e cimento, em frente as casas e comércios tem jardins, só que sob as casas amparadas por colunas, vigas e alicerces amadeirados, a poeira silenciosa de Utah, ainda morava instigando duelos, apenas por diversão.

 

Lady Lumah Bell, cuidando do antigo Sallon da família de Ioiô Belle Carson ou coisa parecida, depois de tantos casamentos e vestidos de viúva, agora era um respeitável hotel com bar, pelo menos até a página dois, porque alguns garçons e camareiras, às vezes aceitavam alguns pedidos fora do cardápio ou, da arrumação das confortáveis suítes. Claro que a dona do hotel fingia não saber, tudo em troca de que, durante a prestação de serviços adicional, por assim dizer, alguém cobrisse a falta temporária de algum funcionário. O Hotel Blue Night, precisava que os hóspedes fossem muito bem atendidos. As suas fiéis escudeiras, Menale Poéme uma francesa e Lia, vinda de Fátima em Portugal, vigiavam e organizavam todo este movimento.

 

Luna James e Olavo Joe, estavam na Cidade a convite de Jacob West, Mestre poeta dos bons, que organizava de três em três anos, um duelozinho, só pra manter a antiga história de Utah viva, bem como a lenda do seu saudoso irmão Miguel, ambos Jacó e Olavo, já haviam saído ilesos de vários duelos.

 

O velho Ansilgus, já mandava preparar sorvetes cremosos com sabores instigantes e, durante o mês os nomeava de forma bem característica, tais como: bala de prata, chuva dourada, explosão de sabor, tiro certo e por aí vai. Ficava divertido, além de alertar aos locais, que um novo duelo já se adivinhava por ali. Assim todo o comércio podia se preparar, para o aumento da circulação de turistas pela Cidade. Até a antiga diligência, era preparada para ficar exposta a visitação, na pracinha arborizada, bem em frente ao Armazém Souza & CasMil, que pertencia aos comerciantes portugueses, Luiza Zacharias e Antônio Ferreira.

 

Eita alvoroço bom. Os Brandon da funerária e os descendentes de Sioux, Kid Carqueija e Juli Marsh, que vendiam um bom whisky falsificado, já se municiavam.

 

Sonetos, poemas e contos explosivos estavam sendo preparados em surdina. O Delegado Antony Boy ex Xerife, fingia não saber, gostava da movimentação que o lugar ganhava e, os comerciantes também lucravam bem com os duelos, então, a Cidade ficava bem.

 

Moa John o dono da chapelaria, expunha o antigo estoque na vitrine, todo mundo queria ter, um toque de passado sobre a cabeça no dia marcado. As suas filhas Nadya e Sammya, já estavam a procura de vestidos de época.

 

A modista Augustine e a ajudante Verdana Colt estavam ficando doidas e temerosas, de não dar conta de atender a tantos pedidos. Os Padres e os Pastores já se aprumavam, não a contento próprio, mas, havia de se estar preparado. Afinal aquele que tomba, precisa ser encomendado.

 

O Prefeito Solano Lewis, já aguava as plantas do belo jardim da Prefeitura, porque legalizado ou não, após os duelos os cofres da Prefeitura ficavam gordos.

 

Mia Lee e Betany Lois já duelavam diariamente, disputando a atenção do fazendeiro mais rico de Utah, Jadel Monroe, sujeito ardiloso, manhoso e, que adorava aquela atenção toda. Mantinha as duas brigando por ele, enquanto que no Hotel Blue Night, brincava com a cinta liga negra e rendada, da camareira  Lucy Cat, muito boa de 'cama e cama' ou até de 'chão e chão' ou a sua preferência, 'ducha e ducha' rrrsss...servia muito bem aos hóspedes. A fazenda de Jadel Monroe, ficava distante, quase em outro condado, por esse motivo, volta e meia ele ficava no hotel. Só para dar um descanso, às coxas firmes e carnudas, da governanta Aila Green.

 

A Cidade se perfumava, com o cheiro dos quitutes que estavam sendo preparados. A família do bom sujeito Elie Buster, montou uma cozinha coletiva perto do Largo do Poço, para que não houvesse atraso, para que os turistas fossem atendidos. Muita gente chegando, os inscritos para participar do duelo ansiosos, além de Lady Lumah Bell, Luna James, Olavo Joe, Betany Lois, Mia Lee, tinha tambem três famosos pistoleiros forasteiros, Robert June, Albuquerque e o Sioux Little Holt. Os embates começariam às 11h00 da sexta-feira seguinte, na Praça Central, exatamente quando soassem as badaladas no sino da Igreja Matriz.

 

Chegado o dia poemas sensuais intumescidos, sonetos mortais, contos de terror explosivos, se ouviam junto à multidão enlouquecida. Um a um os corpos caiam sobre o solo, para regojizo dos Brandon da funerária. Ao fim, resta Lady Lumah Bell de pé, sorrindo linda, apenas sacudindo a pólvora poética, cujos resíduos, ficaram sobre as suas calças de couro marrom. Lumah retorna para o Hotel Blue Night, onde o marido Tom Barrett, segue tocando piano, completamente absorto ao burburinho surreal, que vinha da Praça Central. Supunha-se, que se Lady Lumah Bell tivesse perecido, ele nem teria percebido, sujeito estranho aquele, vivia por sua arte. 

 

Utah, bebeu os louros da vitória da vencedora do duelo, mesmo que o ouro do prêmio tenha sido roubado, mas, no dia seguinte tudo voltou ao normal, só que o belo prêmio em ouro, dorme sereno sob o piso da sorveteria do velho Ansilgus. Eh! Eh! Eh! O povo todo estava tão entretido com o evento e, uma oportunidade daquela não aparecia todo dia, pensava Bobsilgus, filho do dono da sorveteria. Além do mais, Lady Lumah Bell já era suficientemente rica, não lhe faria falta.

 

 

 

** Os contos são independentes, apesar de sequentes, caso queira conhecer os outros contos da saga, segue abaixo a lista dos títulos na ordem em que foram publicados:

 

- Ioiô Belle Carson -A Viúva Negra do Velho Oeste

 

- Rodeio de DUELOS

 

- A Vingança de Miguel Jacó West - no velho oeste

 

- O Repositório de Lágrimas de Roberta Leroy

 

- Subindo Poeira no Velho Oeste

 

- Assalto em Utah no Velho Oeste

 

- Viola Cantante em Utah

 

- Cobriram o Pó de Utah de Sangue

 

- Despejo da Diligência Remanescente de Utah

 

- Segredo da Poeira de Utah

 

- Delírios de Poeira em Utah

 

- Roberta Leroy - A Eterna Professorinha de Utah - no velho oeste rejuvenescendo

 

- A Poeira de Utah e Suas Memórias

 

- Utah, Poeira, Prefeito, Professorinha e um Novo Duelo no Novo Velho Oeste

 

- A Modernidade do Novo Velho Oeste em Utah

 

- Coletânea de Microconto (Quase infantis no Velho Oeste) fiz esta homenagem à saga

 

...e o conto que você está lendo, é o mais recente

Cristina Gaspar
Enviado por Cristina Gaspar em 18/08/2023
Reeditado em 21/08/2023
Código do texto: T7864679
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.